Fazenda realiza o 2º Seminário de Custos do Município
Mais de 60 servidores de áreas-chave de diversas secretarias e autarquias participaram do 2º Seminário de Custos do Município de Porto Alegre, promovido pela Diretoria de Contabilidade Geral (DCG) da Contadoria-Geral do Município (CTGM) na quarta-feira, 28. Os participantes conheceram os conceitos teóricos e práticos do Sistema de Contabilidade de Custos, que irá qualificar os gastos e a utilização dos recursos públicos.
De acordo com o secretário-adjunto, Jonas Martins Machado, o projeto é considerado prioritário pela Secretaria Municipal da Fazenda. “É uma importante ferramenta de gestão, que permitirá o acesso às informações sobre os insumos consumidos pelos setores e processos, bem como maior assertividade e eficiência na qualidade do gasto público”, enfatizou.
A diretora da DCG e gerente do projeto de implantação do Sistema de Gerenciamento de Custos, Celina Ritt Blazina, destacou que até 2024 a implantação terá ocorrido em todas as secretarias e autarquias do Município. "O Sistema de Contabilidade de Custos, além de atender premissas legais da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, auxiliará os gestores municipais na tomada de decisão", complementou.
Andrea Brasil