Fazenda registra mais de 45 mil atendimentos no período de cota única do IPTU

10/02/2026 17:47

A Secretaria Municipal da Fazenda registrou mais de 45 mil atendimentos aos contribuintes durante o período de pagamento antecipado do IPTU 2026, encerrado na última segunda-feira, 9.

A operação foi conduzida pela Coordenação de Atendimento ao Contribuinte (CAC), estrutura vinculada à Receita Municipal, com reforço de equipes das demais divisões da Receita Municipal, da Coordenação de Administração e Serviços da Fazenda (CASE), do Gabinete da Secretária e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Entre os dias 5 de janeiro e 9 de fevereiro, a CAC contabilizou 16.628 atendimentos presenciais, 4.729 atendimentos nos totens de autoatendimento, 2.463 ligações telefônicas, além de 5.612 atendimentos via WhatsApp e 16.225 solicitações pelo Portal de Serviços.

O reforço das equipes foi fundamental para absorver o aumento da demanda no período final da cota única, quando muitos contribuintes buscaram esclarecimentos, emissão de guias e orientações sobre descontos, parcelamento e débito automático.

"Esse resultado é fruto do comprometimento e atuação conjunta das equipes da Receita Municipal, somado ao apoio das demais áreas da Fazenda que atuaram de forma integrada durante todo o período. Foi um esforço coletivo, marcado pela dedicação e pelo foco no bom atendimento ao contribuinte”, destaca a superintendente da Receita Municipal, Sandra Quadrado.

O esforço conjunto contribuiu para o desempenho do período de antecipação do IPTU 2026, que registrou R$ 653,7 milhões arrecadados, com 373.019 guias pagas, o que representa 45,21% das guias emitidas.

Bianca Dilly