Guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site da prefeitura a partir desta segunda

02/01/2023 08:36

As guias do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023 estarão disponíveis no site a partir das 8h30 desta segunda-feira, 2. O documento também pode ser recebido por e-mail pelos contribuintes que fizerem o seu cadastramento no próprio site ou no APP 156+POA no celular. A prefeitura não enviará guias pelos correios.

Em caso de dificuldades na geração da guia pela internet, é recomendado ao contribuinte que atualize o seu navegador Google Chrome ou utilize outro, como o Microsoft Edge. Outra novidade importante é que a data de pagamento com desconto vai até 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento.

Não há necessidade de deslocamentos para a obtenção das guias, e recomenda-se que se evite a procura nos atendimentos presenciais nessa primeira semana de janeiro devido a maior ocorrência de filas e demora nos atendimentos. Também orienta-se não deixar a procura presencial pela guia para os dias que antecedem ao vencimento no dia 8 de fevereiro, pois também são dias que são esperadas maiores filas.

Subprefeituras - Para os contribuintes que tiverem dificuldade em acessar a internet, a prefeitura capacitou atendentes das suas 17 subprefeituras espalhadas pelas regiões da cidade para darem o suporte necessário na emissão da guia, com atendimento das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h - consulte aqui os endereços.

Também oferecerão esse serviço durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro o Tudo Fácil Zona Norte, localizado na avenida Assis Brasil, 2611, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e nos sábados, das 10h até as 14h, e a Loja de Atendimento da Fazenda, situada na Travessa Mário Cinco Paus, s/n, Centro Histórico, aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.

Descontos - O pagamento em cota única com desconto pode chegar até 11% para pessoas físicas e até 9% para pessoas jurídicas, ou seja, além do desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, haverá descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas cujo imóvel não possuir dívidas com o fisco municipal e de até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital.

Desconto para quem tem imóvel sem débitos:

Pessoa física: 3%

Pessoa jurídica: 4%

Desconto para quem colocar o CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica:

De uma a seis notas fiscais: 1%

De sete a 18 notas fiscais: 2%

Acima de 18 notas fiscais: 3%

Adriana Ferrás

Cristiano Vieira