Parcelamento do IPTU está disponível também no WhatsApp 24h por dia

21/02/2023 07:54

O contribuinte de Porto Alegre tem mais um motivo para utilizar o serviço digital de emissão de guia do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O atendimento por WhatsApp para esta funcionalidade opera 24 horas por dia, todos os dias. O documento é disponibilizado de forma imediata, em cerca de um minuto. 

“Entramos em uma nova etapa do IPTU e queremos facilitar ao máximo a jornada do contribuinte. Agora, não precisamos mais deslocar um servidor para emitir a guia pelo WhatsApp, pois ela é feita de forma automática, apenas seguindo as orientações dadas pelo robô que faz o atendimento”, explica o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda, Jonas Machado.

Ao chamar o número 5134330156 no aplicativo de mensagens, o cidadão começa a interagir com o sistema. Basta dar um “oi” para o robô e seguir as instruções. O serviço também estará em funcionamento durante todo o feriado de Carnaval, assim como o site IPTU 2023 e o aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android IOS.

Débito automático - Para que o contribuinte evite transtornos, a Fazenda orienta o débito automático das parcelas. O documento com a autorização de débito está disponível no site do IPTU, no link correspondente ao cadastro bancário. Este documento pode ser levado fisicamente ao banco ou o código gerado inserido no aplicativo da conta, conforme a instrução de cada instituição bancária (confira a lista de bancos credenciados abaixo). Quem já utilizou o débito em conta em anos anteriores e não cancelou a cobrança não precisa realizar o cadastro novamente, deve apenas monitorar se o banco fará a cobrança na data estipulada. Para quem cadastrar a conta em fevereiro, ainda vai precisar emitir a guia de março, pois não há prazo hábil para o débito automático, mas em abril já terá o serviço em pleno funcionamento.

Cadastro de e-mail - Para quem não tiver conta na rede credenciada, é importante cadastrar o e-mail para receber as guias mensalmente. Ao clicar no link, o contribuinte é direcionado à página “Guias de IPTU por e-mail”, onde deve informar a inscrição do imóvel, CPF ou CNPJ do proprietário e o e-mail onde deseja receber as faturas. Para quem já tem cadastro no e-mail, não é necessário realizar novamente a inscrição.

Pagamento em atraso - Quem perder o vencimento terá acréscimo de juros e multas, além da inscrição em dívida ativa e apontamento como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito. A multa de mora para pagamento até o mês de vencimento é de 2%. Após o mês de vencimento, 10% de multa de mora, acrescido de pelo menos 1% por mês de atraso.

Bancos credenciados
Banco do Brasil
Banco Inter
Banrisul
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Itaú
Santander
SICOOB
Sicredi
Original

 

Elisandra Borba

Cristiano Vieira