Porto Alegre recebe nota A no ranking do Tesouro Nacional pelo 3° ano consecutivo

18/06/2024 15:29

Porto Alegre alcançou pelo terceiro ano consecutivo a nota A no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Este reconhecimento é atribuído às capitais que demonstram alta conformidade e consistência no envio de dados contábeis e fiscais. A capital gaúcha alcançou 96,96% de conformidade pela transparência e confiabilidade.

"Esse resultado demonstra nosso compromisso com a transparência e a boa gestão. Seguimos focados em entregar os melhores resultados e manter Porto Alegre como referência nacional em inovação nas finanças públicas", comemora o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

O ranking avalia a qualidade dos dados enviados através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Essenciais para análises e pesquisas, as informações incluem a Declaração de Contas Anuais (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).

"A consistência de Porto Alegre em manter a nota máxima, tendo sua performance avaliada e comparada, mostra que é possível alcançar excelência na informação contábil e, por consequência, na gestão pública”, salienta o contador-geral Vanderlei de Souza.

O desempenho é medido pelo percentual de acertos nas verificações realizadas pelo Tesouro Nacional, e a nota A é atribuída aos entes que obtiveram mais de 95% de conformidade.

 

Elisandra Borba

Gilmar Martins