Prazo para aderir ao pagamento parcelado do IPTU vai até segunda

05/03/2021 16:13
Jefferson Bernardes/PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Após a adesão, as guias são enviadas mensalmente para o endereço cadastrado

Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU 2021 poderão fazê-lo em até dez vezes, com o primeiro vencimento nesta segunda-feira, 8. O documento de arrecadação pode ser acessado no site da prefeitura, mediante informação da inscrição do imóvel, ou solicitado pelo telefone 156, selecionando a opção 4. As guias foram entregues pelo correio na segunda quinzena de fevereiro.  

De acordo com o secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, até o momento já foi contabilizada a adesão de 23.816 mil contribuintes, que estão optando em parcelar o tributo, sem a cobrança de juros. "O recolhimento fora dos prazos onera o contribuinte e é prejudicial para o Município. Observar o prazo do dia 8 é fundamental para que não sejam inscritos em dívida ativa."

Do total dos valores arrecadados do IPTU, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% aplicados em saúde, conforme a Constituição, e o restante utilizado em serviços prestados pela prefeitura à população. 

Guias – Após a adesão, as guias são enviadas mensalmente para o endereço cadastrado ou para o endereço de correspondência informado. Para aderir ao parcelamento, a primeira parcela deve ser paga até o dia 8 de março. Se a primeira parcela não for paga até o dia 8 de março, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros.

As parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento será adiado para o próximo dia útil. Para facilitar o pagamento em dia, a Secretaria Municipal da Fazenda indica o débito em conta. Este ano, também foi disponibilizado ao contribuinte pagar com o cartão de crédito.

Rede bancária - O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Banco Original) e lotéricas.

Informações - Poderão ser obtidas preferencialmente no site ou pelo Portal de Serviços da SMF.

  

 

Adriana Ferrás

Andrea Brasil