Prefeitura oferece nova oportunidade para o parcelamento do IPTU 2021

08/04/2021 11:00
Cristine Rochol / PMPA
COMUNICAÇÃO
Até 31 de março, foi contabilizada a adesão de 186 mil guias

Os contribuintes de Porto Alegre que não pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 terão um novo prazo até 30 de abril para aderir ao parcelamento. Nesta etapa, a Secretaria Municipal da Fazenda encaminhará uma proposta personalizada com prazos mais dilatados para os chamados bons pagadores, contribuintes que sempre quitaram o tributo, mas que nos últimos dois anos não conseguiram regularizar em razão das dificuldades econômicas.

Conforme o secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, neste momento é necessária uma compreensão das dificuldades enfrentadas em razão da pandemia e a construção de alternativas que caibam no bolso do cidadão. O objetivo é a regularização espontânea, evitando o encaminhamento para cadastro de devedores e protesto, disse.

Até 31 de março, foram contabilizadas a adesão de 186 mil guias e uma arrecadação e parcelamentos que somaram R$ 78,7 milhões do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e Taxa de Coleta de Lixo, realizados por meio de campanhas de parcelamento junto aos contribuintes que estavam inadimplentes.

Para essas oportunidades que vêm sendo oferecidas pela prefeitura, com novos prazos para adesão, as parcelas vencem sempre no último dia útil de cada mês. Para facilitar o pagamento em dia, a Secretaria Municipal da Fazenda indica o débito em conta, assim evitam-se esquecimentos que podem ensejar em mais oneração. Este ano, também foi disponibilizado ao contribuinte pagar com o cartão de crédito.                                      

O contribuinte que não recebeu a proposta e deseja parcelar o tributo pode realizar no site. O serviço está disponível todos os dias, 24 horas por dia, é fácil, rápido e pode ser realizado sem a necessidade de contato com a secretaria. 

Rede bancária - O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Banco Original) e lotéricas.

Informações - Poderão ser obtidas preferencialmente no site ou pelo Portal de Serviços da SMF.

  

 

Adriana Ferrás

Andrea Brasil