Projeto da prefeitura para gerenciar custos é apresentado em evento nacional

24/05/2023 15:44
Divulgação/SMF PMPA
FAZENDA
Solução desenvolvida para o Dmae foi um dos cases no Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

O projeto realizado pela Contadoria-Geral do Município para a apuração dos custos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foi apresentado nesta quarta-feira, 24, no 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em Belo Horizonte, Minas Gerais. O tema central do evento foi o “Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. Participaram representantes das principais entidades do setor no país.

Porto Alegre apresentou o case “Análise gerencial de custos em empresas de saneamento básico: aspectos metodológicos e abordagem empírica para o caso de uma prestadora local”, realizado pelos autores Cristiano Ponzoni Ghinis (economista e assistente técnico da Assessoria de Planejamento Orçamentário e Custos do Dmae), Celina Ritt Blazina (auditora de Controle Interno e diretora da Contabilidade Geral) e Alexandre José Ramos Gomes (auditor de Controle Interno e chefe da Equipe de Custos).

O trabalho trata da apuração dos custos do Dmae, com base nos três eixos de serviços prestados atualmente pelo Departamento: abastecimento de água potável: esgotamento sanitário: e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A apuração é realizada por ferramenta desenvolvida para alocação e modelagem dos centros de custos aos serviços e às regiões do município, considerando seis sistemas de abastecimento de água e dez sistemas de esgotamento sanitário.

Elisandra Borba

Andrea Brasil