Próxima etapa do processo de desburocratização dos serviços da Fazenda será capacitação de líderes
A Fazenda Municipal desenvolve um programa para formação de novos líderes dentro da própria instituição para preparar a sucessão dos servidores que devem se aposentar nos próximos anos. O objetivo do treinamento é modernizar os serviços, investindo em inovação e tecnologia para diminuir burocracias e contratações desnecessárias.
O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, explica que a lógica do curso será preparar líderes inovadores, com visão moderna. “Precisamos investir em melhoria continuada para entregar mais, com menor custo. Muita gente não sabe, mas todas as entregas da prefeitura precisam de um técnico da Fazenda em algum momento. Estamos pensando de forma antecipada na solução. Iniciar o processo de sucessão com otimização dos recursos evitará riscos de impactos na prestação de serviços”, alerta Fantinel.
Atualmente, há 50 gestores que trabalham na Secretaria da Fazenda e no Previmpa, sendo que 22 deles estão em condições de se aposentar já no ano que vem, ou seja, 44% do total. Entre as atribuições deles, está a aprovação de despesas e pagamento dos compromissos do município. Para que a sucessão se dê de forma meritória e com capacidade técnica, será aplicado um Programa de Desenvolvimento de Líderes, com adesão voluntária por aqueles que nutrem o desejo de assumir um cargo de chefia.
Habilidades - No total, serão 102 participantes, entre servidores da Fazenda e do Previmpa. O foco do treinamento será o desenvolvimento de habilidades para lidar com as demandas do dia a dia, com a metodologia FeedFlow, que desenvolve os chamados “Soft Skills” - termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar, como criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e inteligência emocional.
O investimento mensal da secretaria será R$ 250 por participante. A empresa contratada é a Langer & Langer LTDA. O primeiro encontro será realizado dia 22 de março, no Instituto Caldeira, com uma palestra do diretor-executivo, Pedro Valério, que vai falar sobre o ecossistema de inovação e mercado. O local e a palestra foram oferecidos de forma gratuita pelo próprio Instituto. O CEO tem longa trajetória na Câmara Americana de Comércio, participou da criação e concepção de uma série de iniciativas com o objetivo de promoção e fomento do ecossistema gaúcho.
Elisandra Borba