Secretaria da Fazenda doa livros históricos para os 250 anos de Porto Alegre
Dentro das ações que marcarão os 250 anos de Porto Alegre em 2022, o secretário adjunto da Fazenda, Bruno Breyer Caldas, fez a entrega, nesta sexta-feira, 3, dos livros históricos de contabilidade de Porto Alegre ao secretário extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki.
Datados a partir de 1927, os arquivos são compostos por 55 livros históricos de contabilidade da prefeitura, diários, livros razão, balanços e relatórios financeiros.
“A memória financeira do MunicÃpio registrada nestes livros está sendo doada para uma exposição no Paço Municipal, em homenagem aos 250 anos da cidade. Alguns deles passarão a integrar o acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardoâ€, destacou Bruno Caldas.
Entre os documentos consta Relatório Contábil de 1928, assinado pelo então prefeito
Alberto Bins. Também há os registros que marcaram a economia e as finanças de determinadas épocas, como relatórios sobre a crise de 1929, que afetou os EUA e trouxe graves reflexos ao Brasil e demais paÃses.
De acordo com o secretário Rogério Beidacki, a mostra dos livros históricos será realizada em março de 2022, durante a programação de aniversário da cidade. “Queremos dividir com a população um pouco da história e as curiosidades de como era feita a contabilidade do MunicÃpioâ€, disse Beidaki, ao agradecer a entrega feita pela Secretaria Municipal da Fazenda.
Os livros estavam sob os cuidados da Contadoria-Geral do MunicÃpio da Secretaria da Fazenda. Também participaram da entrega o contador-geral do MunicÃpio, Vanderlei de Souza, e a gestora da Ãrea de Administração da Fazenda, OtÃlia Henz.
Andrea Brasil