Seminário marca início da implantação de nova tecnologia para gerenciamento de custos na Fazenda

20/05/2021 09:31

A Contadoria-Geral do Município (CTGM) realizou nessa quarta-feira, 19, o seminário de apresentação do trabalho de implantação do Sistema de Custos na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), que está sendo desenvolvido pela Procempa. A ideia é a criação de painéis específicos de custos para suprir a necessidade de informação por parte dos gestores. Será utilizado o sistema PowerBi, serviço de análise de negócios que fornece visualizações interativas e recursos de business intelligence.

Na abertura do evento, o secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, destacou a importância do projeto e a qualidade das informações que serão disponibilizadas aos gestores com a implantação do sistema de custos no Município. "Precisamos qualificar cada vez mais o gasto público, trabalhando com planejamento e gestão e otimizando processos para entregar melhores serviços com menores custos aos cidadãos", enfatizou.

De acordo com o contador-geral, Vanderlei de Souza, o encontro marcou o início da implantação do projeto na SMF e contará com outras atividades, como reuniões setoriais para melhor entendimento do fluxo das atividades desenvolvidas e definições dos objetos de custos.
.
Ministrado pela equipe de Custos da CGTM, composta pelos servidores Lucas Gasperin, Alexandre Jose Ramos Gomes, Eduardo C. Garbin, Mauro Biedzicki de Marques, Celina Ritt Blazina e Marcos Aquino Marques, o seminário reuniu cerca de 70 gestores e coordenadores da SMF, que conheceram o projeto e contribuíram para a validação do planejamento, diagnóstico e modelagem do sistema de custos em cada área.

Para acompanhar o desenvolvimento do projeto junto à SMF, a Procempa disponibilizou os analistas de sistemas Adriana Filippi, Fabiano Oliveira e Nei Kologeski, e outros poderão ser chamados quando necessário. 

A apresentação do Seminário de Implantação do Sistema de Custos já foi realizada nas secretarias da Saúde, Educação e Segurança e deverá  ocorrer nas demais secretarias e órgãos municipais.

Adriana Ferrás

Andrea Brasil