Sistema de custos de Porto Alegre é referência nacional em gestão pública
A Capital gaúcha apresentou nesta quarta-feira, 19, em BrasÃlia, o sistema de custos que está em fase final de implementação. Porto Alegre é uma das primeiras capitais do Brasil a disponibilizar este tipo de análise computadorizada na gestão pública, se transformando em referência para outras cidades.
O Auditor de Controle Interno da Contadoria-Geral do MunicÃpio da Secretaria Municipal da Fazenda, Alexandre Jose Ramos Gomes, detalhou a metodologia utilizada no processo de implantação do sistema para outras 14 capitais durante reunião da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf). "O evento foi importante para discussões sobre os diversos modelos de contabilidade de custos em entidades públicas. Porto Alegre se destaca como pioneira entre as capitais neste setor", afirmou o auditor.
Projeto – O sistema irá auxiliar os gestores na tomada de decisão e otimização de recursos, dando mais transparência para a sociedade, além de promover o conhecimento interno, alinhado ao planejamento estratégico. Os dados de custos são extraÃdos de sistemas estruturantes informatizados que são utilizados pelo municÃpio. A partir deles, a metodologia é aplicada e transformada no modelo Power BI, no qual o gestor consegue visualizar todos os gastos por meio de um painel de informações.
Cristiano Vieira