Site do IPTU registra 468,3 mil acessos

11/01/2020 22:22
Jefferson Bernardes/PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
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A campanha sobre o IPTU feita no final do ano em Porto Alegre surtiu o efeito esperado. Em 10 dias (de 20 a 31 de dezembro), o site do IPTU teve 468.356 acessos — quase 10 vezes mais do que dezembro de 2018, quando o acesso ao site do IPTU teve 52.640. Na aba “iptu_guiaâ€, onde o boleto era baixado, foram 363.723 acessos, mais da metade do total de 645.744 guias.

“A divulgação certamente ajudou (e muito) no resultado da arrecadação do IPTU antecipado com 10% de desconto. Ao todo, 46,82% dos contribuintes quitaram o imposto até o dia 3 de janeiroâ€, comemora o secretário de Comunicação, Orestes dr Andrade Jr. A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) contabilizou o ingresso de R$ 437,661 milhões neste ano, representando um acréscimo de 14,28% ao apurado no mesmo período de 2019 (R$ 382,9 milhões).

Este ano, além de divulgar, como sempre, o desconto de 10% no pagamento antecipado do IPTU/2020, houve uma novidade: comunicar a atualização da planta genérica do imposto após quase três décadas. “O investimento feito em publicidade, de R$ 10,1 milhões, corresponde a um valor ínfimo comparado à arrecadação a partir da antecipação desses recursos, de R$ 437,661 milhõesâ€, destaca Orestes Jr.

Com a mudança do cálculo do IPTU, as guias de pagamento foram emitidas somente depois do dia 15 de dezembro. Com duas semanas de “feriadões†ou recesso – afinal o Natal e o Ano-Novo caíram em quartas-feiras – aumentou a necessidade de comunicar o site (https://prefeitura.poa.br/iptu) da Prefeitura para as pessoas acessarem o boleto de pagamento e ainda ter todas as informações sobre as mudanças ocorridas.  

 

Adriana Ferrás

Gilmar Martins