Unidade Móvel realiza mais de 170 atendimentos a pets em ação no bairro Mario Quintana
A Unidade Móvel de Saúde Animal ofereceu na tarde deste sábado, 6, serviços essenciais para os pets na rua Treze de Maio, na Região Mário Quintana. Foram 99 atendimentos realizados a cães e gatos, 70 solicitações para castração e quatro microchipagem em animais de raça bravia, somando mais de 170 procedimentos entre vacinas, vermífugos, entre outros. A ação foi realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal (GCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Governança (Smgov) e a Faculdade de Veterinária da Ufrgs (Favet).
As ações são realizadas semanalmente e têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da microchipagem e castração como ferramentas fundamentais para a proteção e controle populacional de cães e gatos. A vice-prefeita Betina Worm participou da ação, conversando com tutores, passando também um pouco de seu conhecimento na área veterinária. “Realizamos a articulação importante nesta região, junto à subprefeitura e ao Gabinete da Causa Animal e facilitamos o acesso da população a serviços de saúde e orientações. Levamos o atendimento a quem mais precisa.”
A secretária-executiva do GCA, Tatiana Guerra, reforça a importância da ação regionalizada. “Além dos animais ganharem todo o cuidado e serviços veterinários, a população recebe orientações sobre combate as zoonoses, cuidados e principalmente a prevenção.”
A professora e médica veterinária da Faculdade de Medicina da Ufrgs, Saionara Araujo wagner, que participou com residentes e alunos como forma de extensão universitária, ressalta a importância de estar junto com o poder público em uma comunidade que necessita de acesso aos serviços. “Importante que nossos alunos possam participar da ação em um território que muitas vezes é vulnerável e precisa desta atenção e nossa dedicação.”
Dentre as dezenas de tutores estava a Rafaela de Freitas, de 12 anos, que soube da ação por uma vizinha protetora e compareceu com a Laurinha, cão sem raça definida, com dois anos. “A Laurinha é bem mimada, cuidamos muito dela, tem várias roupinhas e hoje trouxe para tratar da saúde.”
As próximas ações ocorrem na quarta-feira, 10, das 13h às 16h, no Loteamento Santa Terezinha. Também na quinta-feira, 11, no bairro Cristal, em local a ser informado em breve.
Atendimentos - Desde o início do ano, a Unidade Móvel de Saúde Animal já esteve presente em comunidades das regiões Glória, Extremo Sul, Humaitá/Navegantes, Ilhas, Lomba do Pinheiro, Norte, Restinga, Eixo Baltazar, Zona Sul, Cruzeiro, Morro da Cruz, Loteamento Santa Terezinha, somando mais de 740 animais atendidos.
Andrea Brasil
