Assembleias do Orçamento Participativo começam em 7 de julho
A rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) ocorre de 7 de julho a 11 de agosto. Após serem canceladas em 2024 por causa da enchente, as reuniões serão retomadas com o diferencial de ter a Usina do Gasômetro como sede das assembleias temáticas e a da região Centro.
“É um momento importante, após o período da enchente, no ano passado, quando celebramos os 35 anos do OP sem assembleias. Agora, com certeza, retornaremos com bastante mobilização das comunidades e em um local emblemático para a cidade, que é a Usina do Gasômetro”, destaca o secretário de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov), Cassio Trogildo.
A abertura da rodada se dará com as assembleias temáticas e da região Centro na Usina, de 7 a 16 de julho. Após este período, são realizadas as demais reuniões regionais, até 11 de agosto, completando-se o ciclo com as 6 temáticas e 17 regiões do OP.
Durante as reuniões, a população da cidade se mobiliza para apresentar suas questões aos representantes do governo, para eleger os seus conselheiros e definir o número de delegados para o ciclo 2025/2026, além de definirem as prioridades de investimentos para o orçamento de 2026.
Os encontros ocorrem, durante a semana, a partir das 19h, e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa.
Inscrições - As inscrições de chapas para concorrer às vagas de conselheiros das regiões e temáticas devem ser realizadas até sete dias úteis antes de cada assembleia. Para as temáticas, as inscrições são realizadas na Coordenação das Subprefeituras, na SMGOV - 12º andar do Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, que fica na rua João Manoel, 157 - Centro Histórico. Já as inscrições das regiões devem ser entregues na respectiva subprefeitura.
Organização do OP - O ciclo do Orçamento Participativo (OP) é organizado pela Secretaria de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov), que é responsável pelo apoio e articulação com esta histórica e reconhecida ferramenta de participação popular democrática, que completa 36 anos em 2025. Todos os cidadãos podem participar, entrando em contato com a subprefeitura da sua respectiva região. Veja aqui os endereços.
Andrea Brasil