Formalizada a candidatura de Porto Alegre para ser Hub de Resiliência

02/03/2023 09:45

 

SMGOV/Divulgação PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Para ser Hub de Resiliência, uma cidade necessita compartilhar boas práticas em redução de risco de desastres

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, entregou na quarta-feira, 1º, durante reunião em Punta del Este (Uruguai), a candidatura de Porto Alegre para ser reconhecida pela iniciativa MCR2030 (Making Cities Resilients), ligada ao Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), como Hub de Resiliência da Região Metropolitana.

A reunião foi parte da 8ª Plataforma Regional para Redução de Risco de Desastres nas Américas e no Caribe, que começou em 28 de fevereiro e se encerra nesta quinta-feira, 2, na cidade uruguaia.

Para ser Hub de Resiliência, um município necessita compartilhar boas práticas em redução de risco de desastres, capacitando cidades em nível nacional, estadual ou metropolitano. A candidatura de Porto Alegre se deu no âmbito metropolitano. Com a entrega, a Capital, em cerca de seis meses, poderá integrar a lista da MCR2030.

O secretário disse que a estratégia de resiliência de Porto Alegre foi construída em 2013 com as 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). “Ao se tornar Hub de Resiliência Metropolitana, Porto Alegre tem na sua pauta o compromisso de apoiar a elaboração e implantação de estratégias de resiliência nas 16 cidades da Granpal.”

Representando o prefeito Sebastião Melo, Trogildo destacou também a importância da realização, na Capital, do Seminário Prevenção de desastres, em novembro de 2022, e ressaltou que a meta é repetir anualmente. “Somos a primeira cidade da América Latina a preencher a Ferramenta Scorecard (Autoavaliação da Resiliência a Desastres para Cidades) para sistemas alimentares”, observou, enfatizando que será realizado um workshop metropolitano para que as cidades da rede também preencham a ferramenta. Nesse sentido, Trogildo, que é diretor de Resiliência de Porto Alegre, firmou também como compromisso a criação da Comissão de Atuação de Emergência e Resiliência Metropolitana e a realização do Fórum Metropolitano de Resiliência.

MCR2030 – É uma iniciativa que apoia as cidades a se tornarem mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030 para que contribuam com a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outros marcos globais, como o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana. Porto Alegre aderiu à iniciativa MCR2030 no final de 2022.

Leia também: 

Porto Alegre apresentará candidatura para ser hub de resiliência

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes