Fórum de Serviços da Lomba do Pinheiro tem participação intensa da comunidade

05/08/2021 13:57
Captura de tela/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA

Aconteceu na noite de quarta-feira, 4, o Fórum de Serviços da Região Lomba do Pinheiro, em formato on-line. A intensa participação da comunidade fez com que a reunião tivesse 3h30 de duração (os fóruns são realizados das 19h às 21h). “Estamos aqui para ouvir a comunidade e, enquanto houver demandas de serviços, permaneceremos em reunião para repostas e encaminhamentos”, disse o secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio.

No início dos trabalhos, o coordenador das Subprefeituras Pingo Vilar explicou o formato da reunião, com rodadas de cinco manifestações da comunidade e, em seguida, as respostas dos setores da prefeitura demandados. Entre as reivindicações, muitas falas relacionadas ao serviço de coleta de resíduos, água e esgotos, tanto cloacal quanto pluvial, linhas e horários de ônibus, cancelamento de linha de lotação e sinalização de vias.

Houve também manifestações acerca da segurança da Praça Céu. De acordo com o secretário adjunto da Segurança, Gelson Guarda, providências para o local estão sendo tomadas, desde colocações de câmeras até iluminação. “A praça Céu é prioridade, patrimônio da Lomba do Pinheiro”, destacou.

Delegada do Orçamento Participativo (OP) e moradora da comunidade Santo Antônio Colina, Isabel Klein destacou a importância de saneamento básico, segurança e atendimento de assistência social, principalmente para as crianças. “Onde ficam os diretos das crianças de ocupação?”, questionou.

Em resposta, o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, disse que a equipe fará visita na região para ver as providências necessárias. “Precisamos debater o orçamento da assistência social. É um tema sensível, mas precisamos de recursos”, disse.

Os fóruns de serviços são coordenados pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, por meio da Diretoria de Participação Cidadã. Os encontros têm na condução dos trabalhos os conselheiros do OP das regiões. Na região Lomba do Pinheiro, o fórum foi conduzido por Patrícia Ferreira Ramão. Participaram também os conselheiros João José Marcelo e Rosi Dias da Fonseca.

A reunião teve a presença de representantes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, da Habitação e Regularização Fundiária, da Saúde, da Educação, de Obras e Infraestrutura, da EPTC e do DMAE, do direror de Participação Cidadã da SMGOV, Lucas Vasconcellos, da coordenadora da Subprefeitura Lomba do Pinheiro, Tatiana Valenci de Souza, do chefe de Democracia Participativa, Leandro da Silva e Silva, e do secretário Executivo do Conselho do OP, Elton Fraga. Participou também a ex-vereadora e moradora da Lomba do Pinheiro, Maristela Maffei.

Confira as datas dos próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:

05/8 - Região 17 - Ilhas (presencial - Colônia de Pescadores Z-5 – Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, 1916 – Arquipélago)

09/8 - Região 7 - Partenon (on-line)

11/8 - Região 6 - Nordeste (on-line)

12/8 - Região 9 - Glória (presencial)

16/8 - Região 5 - Norte (on-line)

18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)

19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)

23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)

25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)

26/8 - Região 16 - Centro (on-line)

Leia também:

Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços


Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços


Região Sul faz sua reunião virtual do fórum de serviços

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes