Lomba do Pinheiro recebe vistoria Mais Comunidade

10/03/2023 16:22
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Atividade permite conhecer ao vivo solicitações das comunidades feitas via Orçamento Participativo

A prefeitura realizou a vistoria Mais Comunidade no bairro Lomba do Pinheiro, nesta sexta-feira, 10. Com uma extensa pauta que teve início às 8h30, o prefeito Sebastião Melo, o vice-prefeito Ricardo Gomes, secretários e assessores municipais, conselheiros do Orçamento Participativo (OP) e comunidade percorreram os pontos destacados pelos moradores por ocasião da Assembleia do OP, realizada na região em 2022.

“Tratamos de temas importantes como mobilidade, saúde, educação, regularização fundiária, asfaltamento e melhorias na aldeia indígena kaingang. São demandas vindas das assembleias do Orçamento Participativo. A gente processa os pedidos, marca as visitas e convida as lideranças para discutirmos juntos como resolver os problemas e acelerar as entregas. Governo tem de ouvir e agir. É isso que estamos fazendo todos os dias para melhorar a vida da cidade e das pessoas” – Prefeito Sebastião Melo.

O vice-prefeito Ricardo Gomes salientou a importância de ir aos bairros para escutar a população e, assim, entender como o poder público pode e deve agir. “Existem problemas mais simples de resolver e outros mais complexos, que precisamos discutir. Vimos muitas dificuldades, mas também iniciativas incríveis, como da Escola Heitor Villa Lobos e seu projeto de robótica”, comentou o vice-prefeito, citando o trabalho desenvolvido por alunos da escola da Capital e que será apresentado em uma competição de robótica nos Estados Unidos em abril deste ano. 

Na escola, a comunidade reivindicava o conserto da caixa d’água. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, informou que o equipamento está condenado e será retirado. A secretária municipal de Educação, Sonia Rosa, complementou dizendo que no lugar será construído um teatro para os alunos da instituição. Além disso, 98 escolas municipais terão novas caixas d’água.

Um dos pontos da agenda, solicitada pelo delegado do OP Diaran Camargo da Silva, foi a visita à Comunidade Nova Barreto, uma área de preservação ambiental. Questões como regularização fundiária e instalação de energia elétrica foram levantadas pelos moradores.  O Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, destacou que duas etapas são necessárias para os encaminhamentos: estudo ambiental e de riscos. O representante da CEEE Equatorial, Marcio Martins da Cunha, afirmou que seguirá as orientações apontadas pelo estudo para proceder a instalação de energia elétrica.

O líder comunitário Daniel Barres, que na assembleia do OP solicitou resoluções sobre capeamento asfáltico na Estrada das Quirinas e também solução para o limite Lomba do Pinheiro e Viamão, retomou o tema durante a vistoria. Sobre o limite entre as cidades, está marcada para o fim de março uma reunião com a Casa Civil do Estado para debater o tema, com a participação do secretário de Governança Local, Cassio Trogildo.

Monitoramento - As demandas estão sendo monitoradas, do encaminhamento até a sua resolução. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, é quem faz esse acompanhamento.

Após a rodada do OP 2022, foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória, Partenon, Sul, Leste e Humaitá-Navegantes. Ocorreram ainda reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga. Com a realização da vistoria na Lomba do Pinheiro, há um total de 12 agendas de desdobramentos das assembleias do OP, faltando, ainda, cinco regiões.

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes