Lomba do Pinheiro recebe vistoria Mais Comunidade

10/03/2023 16:22
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Atividade permite conhecer ao vivo solicita√ß√Ķes das comunidades feitas via Or√ßamento Participativo

A prefeitura realizou a vistoria Mais Comunidade no bairro Lomba do Pinheiro, nesta sexta-feira, 10. Com uma extensa pauta que teve início às 8h30, o prefeito Sebastião Melo, o vice-prefeito Ricardo Gomes, secretários e assessores municipais, conselheiros do Orçamento Participativo (OP) e comunidade percorreram os pontos destacados pelos moradores por ocasião da Assembleia do OP, realizada na região em 2022.

‚ÄúTratamos de temas importantes como mobilidade, sa√ļde, educa√ß√£o, regulariza√ß√£o fundi√°ria, asfaltamento e melhorias na aldeia ind√≠gena kaingang. S√£o demandas vindas das assembleias do Or√ßamento Participativo. A gente processa os pedidos, marca as visitas e convida as lideran√ßas para discutirmos juntos como resolver os problemas e acelerar as entregas. Governo tem de ouvir e agir. √Č isso que estamos fazendo todos os dias para melhorar a vida da cidade e das pessoas‚ÄĚ ‚Äď Prefeito Sebasti√£o Melo.

O vice-prefeito Ricardo Gomes salientou a import√Ęncia de ir aos bairros para escutar a popula√ß√£o e, assim, entender como o poder p√ļblico pode e deve agir. ‚ÄúExistem problemas mais simples de resolver e outros mais complexos, que precisamos discutir. Vimos muitas dificuldades, mas tamb√©m iniciativas¬†incr√≠veis, como da Escola Heitor Villa Lobos e seu projeto de rob√≥tica‚ÄĚ, comentou o vice-prefeito, citando¬†o trabalho desenvolvido por alunos da escola da Capital e que ser√° apresentado em uma competi√ß√£o de rob√≥tica nos Estados Unidos¬†em abril deste ano.¬†

Na escola, a comunidade reivindicava o conserto da caixa d’água. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, informou que o equipamento está condenado e será retirado. A secretária municipal de Educação, Sonia Rosa, complementou dizendo que no lugar será construído um teatro para os alunos da instituição. Além disso, 98 escolas municipais terão novas caixas d’água.

Um dos pontos da agenda, solicitada pelo delegado do OP¬†Diaran Camargo da Silva, foi a visita √† Comunidade Nova Barreto, uma √°rea de preserva√ß√£o ambiental. Quest√Ķes como regulariza√ß√£o fundi√°ria e instala√ß√£o de energia el√©trica foram levantadas pelos moradores. ¬†O Secret√°rio de Habita√ß√£o e Regulariza√ß√£o Fundi√°ria, Andr√© Machado, destacou que duas etapas s√£o necess√°rias para os encaminhamentos: estudo ambiental e de riscos. O representante da CEEE Equatorial, Marcio Martins da Cunha, afirmou que seguir√° as orienta√ß√Ķes apontadas pelo estudo para proceder a instala√ß√£o de energia el√©trica.

O l√≠der comunit√°rio Daniel Barres, que na assembleia do OP solicitou resolu√ß√Ķes sobre capeamento asf√°ltico na Estrada das Quirinas e tamb√©m solu√ß√£o para o limite Lomba do Pinheiro e Viam√£o, retomou o tema durante a vistoria. Sobre o limite entre as cidades,¬†est√° marcada para o fim de mar√ßo uma reuni√£o com a Casa Civil do Estado para debater o tema, com a participa√ß√£o do secret√°rio de Governan√ßa Local, Cassio Trogildo.

Monitoramento - As demandas estão sendo monitoradas, do encaminhamento até a sua resolução. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, é quem faz esse acompanhamento.

Ap√≥s a rodada do OP 2022, foram realizadas vistorias nas regi√Ķes Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Gl√≥ria, Partenon, Sul, Leste e Humait√°-Navegantes. Ocorreram ainda reuni√Ķes sobre as demandas apresentadas pelas regi√Ķes Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga. Com a realiza√ß√£o da vistoria na Lomba do Pinheiro, h√° um total de 12 agendas de desdobramentos das assembleias do OP, faltando, ainda, cinco regi√Ķes.

Indai√° Dillenburg

Cristiano Vieira