Porto Alegre terá comitê permanente de resiliência
Na manhã desta terça-feira, 12, ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Resiliência no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela. Coordenado pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), o GT terá como objetivo regulamentar o plano municipal (Lei 12.629/2019), atualizar a estratégia e criar o Comitê Permanente de Resiliência. A iniciativa vai aumentar a capacidade de recuperação ou adaptação da cidade com relação a mudanças abruptas, prevenção de riscos e em casos de desastres.
“Porto Alegre já é uma cidade resiliente. Executamos ações em diversas áreas, mas não identificamos como ações de resiliência. Agora, com a atuação do GT, vamos instituir um comitê para trabalhar de forma transversal, classificando e unificando as iniciativas de cada secretaria, além de atualizar a nossa estratégia”, explicou o secretário de Governança, Cassio Trogildo.
O Grupo de Trabalho terá 90 dias de duração, a partir da publicação da Portaria 483, de 10 de julho de 2023, para criar o comitê permanente, que trabalhará na elaboração do novo plano municipal de resiliência, fará o gerenciamento dos projetos e ações, permitindo ao município desenvolver medidas transversais. Além disso, o comitê vai trabalhar pelo cumprimento das orientações do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (da UNDRR).
“Com certeza, Porto Alegre já é resiliente, falta apenas a integração, o preparo e capacitação dos nossos servidores, para identificar e planejar ações com este foco”, destacou o coordenador da Defesa Civil do município, Cel. Evaldo Rodrigues Oliveira.
Participam do GT, 38 servidores das secretarias de Governança, Segurança (SMSEG), Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Obras e Infraestrutura (SMOI), Saúde (SMS), Mobilidade Urbana (SMMU), Desenvolvimento Social (SMDS), Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), Educação (Smed) e Serviços Urbanos (SMSUrb), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fundação de Assistência Social (Fasc), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Gabinete do Vice-Prefeito (GVP).
Gilmar Martins