Prazo de cadastramento de produtores rurais para acesso a ações emergenciais termina nesta sexta-feira
Termina nesta sexta-feira, 24, o prazo para os produtores rurais de Porto Alegre afetados pelos efeitos da estiagem se cadastrarem para acessar ações emergenciais. A partir deste levantamento, a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) vai disponibilizar máquinas para a limpeza e construção de açudes e de tanques de retenção de água para minimizar os danos causados pela falta de chuvas.
“Inicialmente, faremos um diagnóstico da situação para estas primeiras ações de contratação de horas máquina. Seguimos estudando outras medidas e em busca de recursos para viabilizá-las”, destaca o secretário de Governança, Cassio Trogildo.
Os produtores interessados na habilitação para o serviço deverão acessar as orientações disponibilizadas no site da Smgov e encaminhar para o e-mail indicado - até o dia 24 de fevereiro - o formulário preenchido e assinado. Todos os documentos solicitados devem ser anexados.
Documentação - A Smgov destaca que dos documentos a serem enviados para cadastro não são impeditivos, e sim classificatórios, o envio da declaração de aptidão ao PRONAF (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Certificado de Conformidade Orgânico atualizado e Cópia do Talão de Produtor.
Os produtores já cadastrados estão recebendo documento de confirmação via e-mail pela Smgov. Os documentos podem, também, ser entregues presencialmente no Centro Agrícola Demonstrativo (CAD), localizado na Estrada Berico José Bernardes, 2939, Planalto, em Viamão; e na sede da Smgov, na rua João Manoel, 157, 12º andar, Centro Histórico, em Porto Alegre.
Em caso de dúvida, os produtores podem entrar em contato pelos telefones: 3289-4808, 3289-4813 e 3289-6662.
Leia também:
Porto Alegre decreta situação de emergência nas regiões de produção primária
Situação de emergência de Porto Alegre é homologada pelo Estado
Situação de emergência em Porto Alegre devido à estiagem é reconhecida pela União
Andrea Brasil