Prefeitura debate projetos das isenções tarifárias e passe livre com entidades e vereadores
Nesta terça-feira, 16, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo (SMGOV), o secretário-adjunto, Alexandre Borck, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, receberam representantes de entidades estudantis e as vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos para debater sobre as isenções para estudantes. Posteriormente, com o vereador Alvoni Medina, a pauta foi sobre as isenções para pessoas com deficiência, com HIV e seus acompanhantes.
Nos dois encontros, o secretário de Governança reiterou a posição do governo de que a isenção deve existir para quem mais precisa. “Conforme o prefeito tem afirmado, queremos garantir que as medidas atendam as pessoas pela sua necessidade social, e o diálogo sobre os projetos está ocorrendo nesse sentido”, afirmou Trogildo.
Sobre as isenções para os estudantes, com as vereadoras Bruna e Daiana, os representantes da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) e da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (Uee-RS) questionaram alguns pontos das propostas e apresentaram o teor de uma série de emendas que foram protocoladas na Câmara. Os textos serão analisados por todos os vereadores em Sessão Plenária, junto com os projetos, antes de serem votados.
O vereador Medina ponderou algumas questões referentes às matérias de autoria do governo no que tange ao passe livre para pessoas com deficiência, com HIV e seus acompanhantes, pedindo que o governo avalie a questão social e a faixa de corte sobre a renda nessas ocasiões.
Quanto às propostas recebidas, o governo informou que vai avaliar tecnicamente.
Projetos - Os projetos de lei que tratam da revisão das isenções tarifárias e do passe livre no transporte público integram um conjunto de iniciativas de modernização da mobilidade urbana da Capital, encaminhadas pelo Executivo para a Câmara Municipal. O PLE 015/21 consolida a legislação referente às isenções tarifárias do transporte coletivo por ônibus e também institui o Sistema de Isenções Tarifárias do Transporte Coletivo por Ônibus do município. A iniciativa estabelece critérios de uso e procedimentos de concessão, renovação, extinção, fiscalização e auditoria das isenções tarifárias. Já o PLCE 011//21 prevê a alteração da Lei Complementar nº 362, de 28 de dezembro de 1995, que criou o passe livre no sistema de transporte coletivo de Porto Alegre.
Gilmar Martins