Prefeitura recebe Sindicato dos Guardadores de Automóveis
O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, o adjunto Luciano Marcantônio, o secretário de Segurança, Mário Ikeda, e o chefe de Gabinete do Prefeito, André Coronel, receberam o Sindicato dos Guardadores de Automóveis de Porto Alegre na manhã desta quinta-feira, 29. Eles reivindicam que seja revista a proibição da atividade no município (Lei Complementar Nº 874, de 15 de janeiro de 2020) e regulamentada a legislação federal, estabelecendo regras e locais para que a categoria possa voltar a atuar.
Além da regulamentação, os trabalhadores querem contar com apoio e integração com a Guarda Municipal para identificar guardadores que não sejam registrados. O secretário Ikeda lembrou que a Brigada Militar vinha fazendo esse acompanhamento, pois não havia regulamentação.
O secretário Trogildo disse que, a partir desta primeira conversa com a categoria, o governo vai realizar um estudo sobre a situação para levar uma alternativa ao prefeito Sebastião Melo. “Vamos avaliar a legislação federal e municipal para identificarmos possíveis conflitos entre elas, buscando um caminho jurídico para a atividade”, informou.
“Somos organizados. Obtivemos registro profissional mediante à qualificação e atestados de bons antecedentes. Hoje, estamos impedidos de trabalhar. Fomos tratados como bandidos, mas agora acreditamos no diálogo para podermos voltar e exercer nossa profissão”, argumentou o vice-presidente do sindicato, João Abreu. Também representaram o sindicato na reunião, Ana Paula Veleda, Antônio Amaro da Costa e Ivanir Fragoso.
Lissandra Mendonça