Demhab faz mudança de famílias na rua da Represa após laudo da Defesa Civil

27/06/2021 09:03
Anderson Guerreiro/SMHARF PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Risco alto de queda de árvores de grande porte que ficam entre as casas motivou a ação

Cinco famílias que viviam às margens do Arroio Moinho, na região da rua da Represa, Zona Leste de Porto Alegre, deixaram suas residências nessa sexta-feira, 25, e sábado, 26. A mudança ocorreu após laudo da Defesa Civil apontar risco alto de queda de árvores de grande porte que ficam entre as casas. O caso não tem relação com as chuvas deste final de semana, pois já estava planejado. 

As famílias passam a receber, neste mês, o aluguel social através do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Os imóveis escolhidos ficam na mesma região dos bairros São José e Aparício Borges. 

As mudanças são acompanhadas por técnicos do Demhab. Ainda nessa sexta-feira e no sábado, ocorreu a demolição das residências, garantindo que outras famílias não ocupem irregularmente o espaço novamente. Tanto as mudanças como as demolições são custeadas pelo Demhab, e os técnicos acompanham as famílias até elas estarem nas novas moradias.

A rua da Represa, que fica entre os bairros São José e Cel. Aparício Borges, concentra três das 118 áreas de risco mapeadas em Porto Alegre. O reassentamento de famílias que vivem nessas áreas é uma das possibilidades de concessão do aluguel social.

 

Anderson Guerreiro

Andrea Brasil