Demhab faz mudança de famílias na rua da Represa após laudo da Defesa Civil
Cinco famílias que viviam às margens do Arroio Moinho, na região da rua da Represa, Zona Leste de Porto Alegre, deixaram suas residências nessa sexta-feira, 25, e sábado, 26. A mudança ocorreu após laudo da Defesa Civil apontar risco alto de queda de árvores de grande porte que ficam entre as casas. O caso não tem relação com as chuvas deste final de semana, pois já estava planejado.
As famílias passam a receber, neste mês, o aluguel social através do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Os imóveis escolhidos ficam na mesma região dos bairros São José e Aparício Borges.
As mudanças são acompanhadas por técnicos do Demhab. Ainda nessa sexta-feira e no sábado, ocorreu a demolição das residências, garantindo que outras famílias não ocupem irregularmente o espaço novamente. Tanto as mudanças como as demolições são custeadas pelo Demhab, e os técnicos acompanham as famílias até elas estarem nas novas moradias.
A rua da Represa, que fica entre os bairros São José e Cel. Aparício Borges, concentra três das 118 áreas de risco mapeadas em Porto Alegre. O reassentamento de famílias que vivem nessas áreas é uma das possibilidades de concessão do aluguel social.
Andrea Brasil