Habitação promove treinamento interno aos servidores sobre Cooperativismo

17/03/2022 16:58
Cindy Vitali/SMHARF PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Vergilio Frederico Perius falou sobre a importância das cooperativas habitacionais

Servidores do Departamento Municipal de Habitação participaram de um treinamento de qualificação sobre Cooperativas Habitacionais. O curso, que aconteceu na terça, 15, e quarta-feira, 16, no auditório do Demhab, foi organizado pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. 

A programação, que contou com diversos apontamentos sobre a importância das cooperativas, teve como sua primeira palestra o tema “Legislação das Cooperativas Habitacionais”, com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Frederico Perius. O presidente, que trabalha há anos na área, destaca a importância de cursos de qualificação para agregar na vida do trabalhador. “Estamos propondo um projeto sustentado no tripé Ensino, Trabalho e Habitação, cuja execução se dará com ações integradas. Essa ação consiste em preparar alguém do grupo familiar para ter uma profissão na construção civil e, principalmente, trabalhar a gestão cooperativa dentro da formação desse cidadão. O programa seria desenvolvido pelo SENAI-RS e o Sescoop, com participação de cooperativas, com carga horária em sala de aula e trabalho em canteiro de obras, construindo casas através das cooperativas habitacionais,” ressalta o presidente. 

Cindy Vitali/SMHARF PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Secretário Andre Machado participou da curso para os servidores

O representante da Caixa Econômica Federal, Superintendente Executivo de Habitação de Porto Alegre, Jairo Antônio Manfro, ministrou sobre “O Papel da Caixa para as Cooperativas Habitacionais”. Já o engenheiro Luciano Varela, da PGM e a arquiteta, Miriam da Rocha Fernandes, do Demhab, falaram sobre “Normatização dos Projetos de Cooperativas Habitacionais”. No segundo de treinamento o Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, José Máximo Daronco, falou sobre “A Contabilidade das Cooperativas Habitacionais”. Já a analista técnica do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Tatiana Francisco, ensinou a respeito dos “Registros de Cooperativas Habitacionais”. E para encerrar o ciclo de palestrar, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, trouxe um estudo sobre “Administração das Cooperativas Habitacionais”. 

Para o encerramento do evento um painel sobre “Cooperativas Habitacionais na Práxis” foi conduzido pelo Doutor Antônio Johann; Elton Bozzetto; Margarete Garcia da Cunha e Gilmar Cardoso dos Santos. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, destaca a importância de qualificar o servidor para depois passar o aprendizado para à população. “Primeiro passo é sempre qualificar nossa equipe, e com isso melhoramos o nosso setor de cooperativismo. Estamos construindo um novo modelo para trabalharmos com profundidade nas Cooperativas Habitacionais. Esses dias de treinamento foram de grande importância para mergulharmos de cabeça em um tema muito importante”, destaca. 

No final do treinamento, os servidores receberam um certificado da participação do curso.

 

Cindy Vitali

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes