Mutirão leva serviços municipais ao Loteamento Irmãos Maristas

15/05/2021 17:16
Alex Rocha/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Atendimentos contemplaram, entre outras ações, o encaminhamento para vagas de emprego

 O Loteamento Irmãos Maristas, na Zona Norte, recebeu um mutirão da Prefeitura de Porto Alegre neste sábado, 15. Ao longo de todo o dia, foram realizados atendimentos aos moradores na Quadra F do empreendimento. A ação envolveu o Departamento Municipl de Habitação (Demhab), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Sine, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Procempa, Guarda Municipal e Gabinete da Primeira-Dama. (fotos)

O Sine Municipal tinha 239 vagas disponíveis. Elas exigiam diferentes níveis de qualificação, mas a maioria pedia apenas o ensino fundamental. A partir da distribuição de senhas, os atendimentos foram realizados na unidade móvel cedida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), acompanhados pelo diretor Adriano Weimann.

Já o Demhab tirou as dúvidas dos moradores do Maristas sobre questões relacionadas às unidades habitacionais. Atualmente o empreendimento tem 865 unidades ocupadas, a maioria delas por famílias vindas da Vila Nazaré, que passa por processo de reassentamento em função das obras do Aeroporto Salgado Filho.

“Trouxemos diversos serviços da prefeitura para dentro do loteamento. Sabemos da importância da nossa presença aqui dentro. O município tem uma grande preocupação com o futuro dessas famílias, que estão passando por uma grande mudança nas suas vidas. Agradeço muito aos parceiros da prefeitura que estiveram conosco nesta ação”, comentou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado. 

A Fundação da Assistência Social e Cidadania (Fasc), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Timbaúva, participou da ação realizando atendimento social, especialmente para os moradores atualizarem os seus dados junto à Prefeitura de Porto Alegre. A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, reforçou a importância do serviço das assistentes sociais na atualização e os novos cadastros das famílias para o acesso ao Sistema Integrado de Assistência Social (Suas) e seus benefícios.

Os serviços foram possíveis a partir da instalação da rede de internet via fibra óptica pela Procempa. Assim, tanto Sine quanto Fasc e Demhab puderam atender de maneira mais efetiva os moradores. A ideia, inclusive, é que a instalação seja mantida no loteamento e que possa integrar os equipamentos públicos futuros, como a escola de educação infantil, que deve ser entregue à comunidade ainda neste ano.

“A Procempa foi criada para levar tecnologia a todos os cidadãos de Porto Alegre, e esta ação de apoio a uma comunidade que está se estabelecendo de forma digna muito nos honra. Nosso time de infraestrutura atuou de forma rápida e efetiva  junto aos demais órgãos da prefeitura e viabilizou a ação”, afirmou Letícia Batistela, presidente da Procempa. 

O mutirão ainda contou com atividades de educação para o trânsito, desenvolvida por técnicos da área de Educação da EPTC. Crianças e adultos tiveram noções de segurança viária, como atenção aos sinais para veículos e pedestres e também sobre a importância do uso correto das faixas de pedestres. 
 

A ação também teve distribuição de máscaras, através de doação do Gabinete da Primeira-Dama, Valéria Leopoldino, e apoio de agentes da Guarda Municipal. 

Alex Rocha/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Esperançosos, Flávia e Adriano se candidataram para vagas oferecidas pelo Sine

Novo emprego - Flávia Tatiane Paredes, 43 anos, e Adriano Santos Oliveira, 31, chegaram cedo até o local da ação. Ambos estavam em busca de emprego. Eles eram moradores da Vila Nazaré e, agora, constroem suas vidas no Maristas. Flávia afirmou já ter feito diversas entrevistas, mas sem sucesso. 

“Já fiz umas dez entrevistas e os retornos são sempre de que agora não vão poder me contratar. Preciso de emprego”, comentou. Ela preencheu cadastro para uma vaga de repositora e operadora de caixa. Adriano, para repositor de bebidas em um supermercado. 

Assim como Flávia, ele também destacou a importância de os serviços da prefeitura estarem dentro do loteamento na ação deste sábado. “Às vezes a gente não tem dinheiro para pagar passagem e ir até o Centro”. A ação foi organizada a partir de encontro realizado em abril com lideranças do empreendimento. 

Anderson Guerreiro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes