Porto Alegre entrega 19 títulos de propriedade a moradores do Condomínio Dr. Barcelos

16/07/2022 10:57
Alex Rocha/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Prefeito Sebastião Melo destacou a importância da regularização fundiária

A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária realizou. na manhã deste sábado, 16, a entrega de 19 títulos de propriedade aos moradores do Condomínio Dr. Barcelos, no bairro Camaquã. O prefeito Sebastião Melo acompanhou o ato, que aconteceu na Capela São José.

“A regularização fundiária é um dos maiores desafios que temos. Vamos continuar investindo para que as pessoas tenham moradia digna. Agora vamos trabalhar nas melhorias com obras sanitárias e asfalto para a infraestrutura da região,” ressaltou o prefeito.

Com as últimas entregas, a soma das moradias regularizadas desde o início da gestão chega a 1.314. “A legitimação fundiária não termina por aqui. É apenas o primeiro ato para melhorar a vida de todos vocês. É a garantia de um futuro melhor com moradia própria,” afirmou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

A secretária-adjunta, Simone Somensi, destacou a importância do documento recebido, que é a escritura da casa. “A casa agora é de vocês. Cuidem desse documento tão importante que garante a permanência e regularização da moradia,” comentou ela.

O processo de regularização do Condomínio Dr. Barcelos foi conduzido pela Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária (Parf), da Procuradoria-Geral do Município. A entrega da Certidão de Regularização Fundiária (CRF) aos moradores garante que, a partir deste ato, cada um tem a propriedade do seu imóvel.

Também participaram do ato o diretor-adjunto do Demhab, Luky Vieira; os vereadores Márcio Bins Ely e Cláudia Araújo; equipes do Demhab e da SMHARF e lideranças comunitárias.

Histórico da comunidade - O Condomínio Dr. Barcelos foi planejado a fim de atender a necessidade de reassentamentos de famílias em situação de risco oriundas da Vila São Vicente Mártir. O local, que é do Departamento Municipal de Habitação, teve o projeto arquitetônico aprovado em 2008. A obra foi concluída em 2010. A primeira moradora a receber o título de propriedade foi Clenir Fiúza, que esperava desde o início dos anos 80 pela regularização fundiária. “Ninguém quer viver irregular. Todo mundo quer viver regularizado, pagar sua água, sua luz, IPTU. Estou muito feliz em conseguir receber minha matrícula,” comentou a moradora.

Entrega de matrículas de 2022

Loteamento Carris Manchester - 43 matrículas

Loteamento Manoel Fraga da Silva - 13 matrículas

Loteamento Vila Vale do Salso I - 7 matrículas

Loteamento Timbaúva 3 - 80 matrículas

Loteamento Jardim Protásio Alves - 133 matrículas

Condomínio Dr. Barcelos - 19 matrículas

Cindy Vitali

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes