Prefeitura inicia processo de topografia em lotes na Lomba do Pinheiro
A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), iniciou nesta segunda-feira, 15, mais um processo de regularização fundiária, desta vez no Loteamento Vila Jardim Franciscano, no bairro Lomba do Pinheiro. Os moradores da comunidade conheceram a empresa que realizará o trabalho de topografia no local.
Contratada por licitação pela prefeitura, a Aerogeo, Aerofotogrametria Geoprocessamento e Engenharia fará a parte topográfica, além do projeto urbanístico e social na comunidade.
O estudo topográfico dará uma noção mais exata do terreno e definirá quais as áreas poderão ser regularizadas. O trabalho prevê a medição de cada um dos lotes existentes, a verificação da situação das moradias e de seus habitantes e, posteriormente, a divisão das áreas.
De acordo com o titular da SMHARF, André Machado, o trabalho de topografia é o primeiro passo para a legitimação fundiária da comunidade, que conta com aproximadamente 450 lotes. “Nossa meta, até o fim da gestão, é entregar 6 mil títulos de propriedade. Os estudos topográficos são o início do processo para que, no final, vocês tenham a escritura da moradia em mãos,” ressaltou Machado.
Cristiano Vieira