Reassentamento da Vila Nazaré atinge 99,5% e deve ser concluído em julho
A mudança das últimas sete famílias que ainda estão na Vila Nazaré deve ocorrer em julho, dando fim ao maior reassentamento contínuo da história de Porto Alegre, hoje 99,5% concluído. A previsão do prazo de transferência é da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. Todos os casos já estão com seus destinos encaminhados, sendo quatro na esfera administrativa e três com prazos judiciais transcorrendo. Essas famílias correspondem a 0,53% das que formavam a Nazaré antes do início do reassentamento.
A primeira das 1.297 famílias deixou a Vila Nazaré em junho de 2019 com destino ao Loteamento Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, ocupado em sua totalidade naquele mesmo ano. Desde janeiro de 2020, quem saiu do território da Nazaré passou a morar no Irmãos Maristas, bairro Mário Quintana. O reassentamento é necessário em razão da ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Hoje, a conclusão das obras depende da liberação da área do sítio aeroportuário à Fraport, concessionária do aeroporto.
No início deste ano, havia 111 famílias nesta área. Desde então, 104 já se mudaram. Parte delas está cumprindo decisões da Justiça Federal que começaram a ser proferidas no início de abril. As sentenças da juíza federal Thais Della Giustina confirmaram a necessidade de as famílias deixarem a área, gravada como pertencente ao aeroporto em 1969.
O secretário André Machado enfatiza que a prefeitura trabalha com a possibilidade de realizar as últimas sete mudanças até julho. “Estamos dependendo apenas do cumprimento de sentenças da Justiça Federal, todas já proferidas, e dos encaminhamentos administrativos que já estamos fazendo junto às famílias. A conclusão está muito perto do fim”, comenta Machado.
De maneira integrada, a prefeitura está executando ações nos dois empreendimentos para onde se mudaram famílias oriundas da Vila Nazaré. No Loteamento Senhor do Bom Fim, são 364, e no Maristas, cerca de 900. “Os desafios são grandes nos dois empreendimentos e, em especial, no Maristas, que terá uma população de cerca de 5 mil pessoas. O nosso trabalho é diário para garantir cada vez mais dignidade e oportunidades a essas famílias”, finaliza o titular da pasta da Habitação.
Andrea Brasil