Mutirão de vagas de emprego atende 110 pessoas no Dia Nacional da Visibilidade Trans

29/01/2026 16:43
Filipe Karam / PMPA
INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Ação integra as políticas públicas de inclusão e geração de oportunidades desenvolvidas pela Secretaria da Inclusão e Direitos Humanos

A Prefeitura de Porto Alegre realizou, nesta quinta-feira, 29, Dia Nacional da Visibilidade Trans, a edição do Mutirão de Vagas LGBTQIAPN+, no Espaço de Oportunidades, localizado no Centro Histórico da Capital. Foram atendidas 110 pessoas ao longo do dia.

Coordenado pelo Sine Municipal, responsável pela organização, articulação com empresas e captação das vagas destinadas ao público, o mutirão contou com a participação de seis empresas. Ao todo, foram realizadas 179 entrevistas de emprego, já que alguns candidatos participaram de processos seletivos para mais de uma vaga.

De acordo com levantamento prévio da equipe do Sine, mais de 30% dos participantes saíram do mutirão com contratação confirmada, evidenciando o impacto direto da iniciativa na promoção do acesso ao mercado formal de trabalho.

A ação integra as políticas públicas de inclusão e geração de oportunidades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Inclusão e Direitos Humanos (SMIDH), com foco em públicos historicamente vulnerabilizados.

Para o secretário-adjunto da SMIDH, Daniel Morethson, o mutirão reafirma o compromisso do governo municipal com a promoção da igualdade de direitos. “O acesso ao trabalho é um dos principais instrumentos de inclusão social. Este mutirão demonstra que políticas públicas bem articuladas, em parceria com o setor privado, geram resultados concretos e transformam realidades, especialmente para a população LGBTQIAPN+, que ainda enfrenta barreiras significativas no mercado de trabalhoâ€, destacou.

 

Ranieri Zilio Moriggi

Gilmar Martins