Programação cultural marca feriado da Consciência Negra

20/11/2025 06:42
Gustavo Garbino/PMPA
feira
Atividades ocorrem no Largo Zumbi dos Palmares durante esta quinta-feira

A programação da 35ª Semana Municipal da Consciência Negra, realizada pela Prefeitura de Porto Alegre, tem atividades diversas previstas para esta quinta-feira, 20. Shows, desfile de moda e atrações culturais fazem parte da agenda do feriado, no Largo Zumbi dos Palmares. O prefeito Sebastião Melo visitou o evento durante a tarde.

"O dia de hoje celebra a história, a cultura e as contribuições do povo negro que ajudou a construir a nossa Porto Alegre, o Rio Grande e o Brasil. Também é hora de refletirmos sobre o passado e sobre quem vive, trabalha e empreende nas comunidades para fazer a cidade acontecer. Reafirmamos o nosso compromisso em combater desigualdades e promover inclusão, representatividade e valorização" - Prefeito Sebastião Melo.

Entre as apresentações, sobem ao palco Glória Cristal, que canta Valéria Barcellos, Estado Maior da Restinga, Mariete Fialho e Marcha do Hip Hop. Em paralelo, a Feira de Alimentação e de Afroempreendedorismos ocorre a partir das 10h. 

A Semana Municipal celebra o tema Mulheres Negras – Força Ancestral e Protagonismo Presente. A promoção é das secretarias municipais da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), Educação e Cultura.

Confira a programação desta quinta-feira, 20:
9h às 11h30: Seminário: Saúde da População Negra - Ancestralidade e Racismo Alimentar - Comunidades Quilombolas e Quilombo do Mocambo - 15 anos das Políticas de Saude da População Negra
Local: Ilhota Hub

11h: Interações pedagógicas afrocentradas - Smed
Local: Espaço Educativo Smed

10h: Feira de Alimentação e de Afroemprededorismos
Local: Praça de Alimentação e Espaço dos expositores

12h às 13h: Desfile de moda afrocentrado
Local: Palco Central

13h30: Sem Comentários
Local: Palco Central

14h50 às 16h10: Padedê do Samba
Local: Palco Central

16h15 às 16h25: Agradecimentos
Local: Palco Central

16h30 às 17h45: Samba de Tereza
Local: Palco Central

18h às 18h30: Marcha do Hip Hop
Local: Palco Central

18h45 às 19h45: Mariete Fialho
Local: Palco Central

19h55 às 20h55: Glória Cristal canta e apresenta Valéria Barcellos - Atração Nacional
Local: Palco Central

21h10 às 22h: Estado Maior da Restinga
Local: Palco Central

 

Gilmar Martins