Ação educativa reforça segurança dos idosos no trânsito
Reforçar cuidados no dia a dia do trânsito para evitar atropelamentos nos corredores de ônibus, principalmente envolvendo pessoas idosas. Este foi o foco principal da ação educativa da manhã desta quinta-feira, 9, realizada pela prefeitura, por intermédio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com condutores, cobradores e fiscais, além de outros funcionários e dirigentes da empresa Nortran Transportes Coletivos. A ação faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo, a partir de estudos desenvolvidos no Programa Vida no Trânsito sobre causas da acidentalidade nas vias de Porto Alegre.
Luciana Farias, agente de trânsito com atividade CEM, detalha a ação na Nortran “O evento desta quinta-feira dá continuidade a uma série de atividades educativas desenvolvidas pela EPTC junto às empresas de ônibus da Capital. O foco é conscientizar o maior número de pessoas neste cuidado com os idosos, que amanhã seremos nós”.
De acordo com dados estatísticos da Coordenação de Indicadores e Engenharia de Tráfego (Ciet) da EPTC, em 2019, até 5 de maio, entre as 26 vítimas fatais no trânsito em geral, sete (26%) envolveram idosos, sendo um caso em corredor de ônibus da avenida Bento Gonçalves, todos em razão de atropelamentos. Foi registrada também outra morte em corredor de ônibus (avenida Padre Cacique), mas não de um idoso.
Edison Luís da Silva, motorista há 31 anos, acredita que o desrespeito cometido pela população é a falta de conscientização das limitações e dificuldades dos idosos “Eu percebo no meu dia a dia muita imprudência cometida pela população. O que falta no trânsito é a empatia”.
O motorista Claudio de Jesus, garante que vai levar o conhecimento que adquiriu na palestra adiante. “As pessoas deveriam se aperfeiçoar mais porque tiram a carteira e esquecem de tudo. Vou espalhar esta cultura de respeito e as dicas da palestra para os meus colegas e amigos”.
Nesta sexta-feira, 10, pela manhã, dentro das ações do projeto Mobilidade Social, a CEM realizará uma ação pedagógica na Escola de Educação Infantil Amigo Germano. À tarde, uma capacitação para multiplicadores de educação para o trânsito ocorre na ONG Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA), na Zona Leste de Porto Alegre. Na tarde de sábado, 11, será realizada ação de educação e sensibilização no Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), envolvendo a comunidade.
Maio Amarelo / Agenda da CEM
10 de maio, sexta-feira
9h- Operação Viagem Segura, na Rodoviária – EPTC, Detran, PRF, Lions , ANTT e Instituto Câncer de Mama
9h - Reunião Pedagógica - Amigo Germano (rua Santana, 1225)
13h30 - Oficina Educadores MDCA (avenida Antônio de Carvalho, 535)
11 de maio, sábado
12h - Evento Cesmar (estrada Antônio Severino, 1493)
Gilmar Martins