BikePOA tem novo recorde de viagens desde 2013
O BikePOA atingiu 345.279 mil viagens realizadas neste ano, desde fevereiro, quando o novo sistema de bicicletas compartilhadas da Capital começou a funcionar, até a data esta terça-feira, 2. O recorde de utilizações desde 2013 aconteceu em setembro, com 67.877 mil viagens, mesmo sendo um mês com muitos dias de chuva, situação que causa prejuízos para os deslocamentos das pessoas, tanto para o lazer ou mesmo para o trabalho. Até então, o recorde tinha acontecido em maio, mês da greve dos caminhoneiros, com postos de combustíveis fechados na cidade, total de 62.357 viagens realizadas.
São 41 estações na Capital, com 410 bikes à disposição. As estações localizadas na Orla do Guaíba têm a preferência dos usuários: Iberê Camargo, 55.876 viagens, seguida pela Rótula do Gasômetro, 36.870. Nos dias úteis, as mais procuradas são as localizadas junto ao prédio da Arquitetura/UFRGS, com 36.560 viagens, seguida pela estação Mercado Público, com 33.283, números consolidados até o início de outubro. Os dados são da Tembici, empresa operadora do sistema, que conta com o apoio do Itaú Unibanco.
Outra peculiaridade é que os usuários do sistema em Porto Alegre são em sua maioria mulheres, como destaca Mauricio Villar, diretor de operações da Tembici: “Os recordes de viagens mostram como a população de Porto Alegre abraçou o sistema. E a alta utilização do Bike POA pelas mulheres revela confiabilidade e segurança para pedalar pela cidade nas bicicletas do projeto.”
O arquiteto Antônio Vigna, coordenador do Programa Cicloviário da EPTC, afirma que a população aprovou plenamente o novo sistema de bicicletas de aluguel: “E a utilização vai crescer ainda mais com a chegada do verão. O perfil de interesse dos usuários está bem definido. Em dias úteis, é grande a procura pelas bikes da estação da Arquitetura/UFRGS, caracterizando deslocamentos para o lazer ou para o trabalho, a partir de uma média de uso de cerca de 20 minutos". Nas estações da orla, aos finais de semana, a média do tempo de utilização é de 50 minutos.
“Acreditamos que esta iniciativa está transformando a vida na cidade e alavancando a imagem de modernidade e sustentabilidade em Porto Alegre”, diz Luciana Nicola, superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco.
Informações e cadastro no BikePOA: acessar o site bikeitau.com.br ou fazer o download do app Bike Itaú na Apple Store ou Google Play.
Gilmar Martins