Dia Internacional do Pedestre terá ação educativa
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realiza nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional do Pedestre, ação por mais segurança nas travessias das ruas. O foco será o uso inadequado do celular ou mesmo do fone de ouvido na circulação do trânsito, com riscos de atropelamentos em razão da distração. A atividade ocorre no cruzamento da Azenha x Ipiranga, das 9h às 10h, local de intensa movimentação de pessoas, com abordagens e distribuição de material informativo.
Diego Marques, da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC, explica a campanha. “Após as ações educativas em julho, com foco principal na segurança dos motociclistas, a EPTC irá intensificar, agora em agosto, uma campanha de alerta sobre o uso do celular ao volante e também pelos pedestres nas travessias das ruas. Diariamente identificamos situações desta natureza, com riscos iminentes de atropelamentos pela distração das pessoas. Iremos alertar os pedestres sobre os perigos de acidentes, principalmente os jovens, já que muitos usam o celular enquanto caminham e fones de ouvido que abafam o som das ruas”, disse.
De acordo com os dados da Coordenação de Informações de Trânsito (CIT) da EPTC, de 1º de janeiro a 31 de julho, foram registrados 469 casos de atropelamentos nas ruas da Capital, que resultaram em 500 pessoas feridas, com 18 vítimas fatais. Em julho, foram 76 atropelamentos, com 85 pessoas feridas, e uma morte. Entre as 500 pessoas feridas por atropelamentos no primeiro semestre deste ano, 159 foram jovens, de até 35 anos; 141 entre 36 e 59 anos; e 110 idosos (mais de 60 anos). Não houve informação sobre a idade dos demais feridos. As 18 vítimas fatais por atropelamentos eram das seguintes faixas etárias: uma entre 11 e 17 anos; uma entre 26 e 35 anos; duas entre 36 e 45; quatro entre 46 e 59; e 10 com mais de 60 anos.
Denise Righi