Dmae esclarece sobre intermitência no abastecimento de água

03/01/2019 15:34

 O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) esclarece que, com a chegada do verão, é comum que haja aumento do consumo de água, que somados aos consertos rotineiros nas canalizações e eventuais faltas de energia podem impactar no abastecimento regular, causando intermitência nas regiões Leste e Extremo Sul da cidade. O principal motivo é a capacidade do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Belém Novo que está no limite, como o Dmae tem noticiado desde dezembro de 2017. 

A prefeitura segue em busca de financiamento para construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, que já foi autorizado pela Caixa Econômica Federal e pela Câmara de Vereadores da Capital. Enquanto a estação não é construída, o Departamento tem realizado ações desde 2016 para reforçar as redes de distribuição.

Com investimento de R$ 70 milhões, o resultado de seis ações realizadas ao longo de 2017 e 2018 está minimizando os problemas de abastecimento das regiões Leste e Extremo Sul, com destaque para o aumento da oferta de água com duas obras: a nova adutora Belém-Restinga de 6 km (diâmetro 1 metro), que entrou em operação no trecho entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo e a Estrada Chapéu do Sol, aumentando a oferta de água; e a ampliação e qualificação do bombeamento Cristiano Fischer, que leva mais água para a zona Leste, nos bairros Agronomia e Lomba do Pinheiro. 

Intermitências em áreas pontuais podem ocorrer por diversos fatores, portanto, solicitamos à população que utilize a água de forma mais racional durante o período de verão. Outro fator importante é o registro das ocorrências no 156 opção 2, para que o Dmae seja informado e solucione o problema com mais agilidade.

 

Aline Antunes Coelho

Gilmar Martins