EPTC alerta sobre riscos de digitação do celular ao volante

24/08/2018 08:45

A prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), programou para esta sexta-feira, 24, uma ação educativa de alerta aos motoristas sobre os riscos de acidentes em razão da digitação do celular ao volante. A atividade será realizada na avenida Erico Verissimo, imediações do Teatro Renascença, das 14h às 15h, com performances teatrais, abordagens e distribuição de material informativo. Além da possibilidade de acidentes pela distração do condutor devido à digitação, ou mesmo do simples manuseio do celular no trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 252, parágrafo único, define o ato como uma infração gravíssima, sete pontos, multa de R$ 293,47.

A representante da coordenação de Educação para a Mobilidade da empresa, Fabiane Kruse, explica o objetivo da ação. “Esta atividade dá continuidade à nossa programação de ações educativas programadas para agosto, principalmente com foco direcionado ao uso de celular pelos condutores e os perigos de acidentes. É óbvio que ninguém é contra o aparelho, mas a utilização do celular pelos motoristas no trânsito é motivo de proibição exatamente pelos riscos que causa, pois distrai a atenção, causa abalroamentos, capotagens, atropelamentos”, alerta. 

De acordo com dados da Coordenação de Informações de Trânsito da EPTC , de 1º de janeiro a 31 de julho, ocorreram 6.573 acidentes no trânsito da Capital, com 469 atropelamentos; sendo 5.788 casos entre abalroamentos, capotagens e colisões.  Estes acidentes resultaram em 2.803 pessoas feridas e 45 vítimas fatais. 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes