EPTC alerta sobre riscos de digitação no celular ao volante

28/08/2018 08:49
Divulgação / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Ato é uma infração gravíssima, que resulta em sete pontos na carteira

A prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), programou para esta terça-feira, 28, uma ação educativa de alerta aos motoristas sobre os riscos de acidentes em razão da digitação no celular ao volante. A atividade será realizada na avenida Erico Verissimo, imediações do Teatro Renascença, das 10h às 11h, com performances teatrais, abordagens e distribuição de material informativo. Além da possibilidade de acidentes pela distração do condutor devido à digitação, ou mesmo do simples manuseio do celular no trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Art. 252, parágrafo único, define o ato como uma infração gravíssima, que resulta em sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.

A integrante da Coordenação de Educação para a Mobilidade da EPTC, Fabiane Kruse, explica o objetivo da atividade. “A ação dá continuidade à nossa programação do mês de agosto, principalmente, com foco direcionado ao uso de celular pelos condutores e os perigos de acidentes. É óbvio que ninguém é contra o aparelho, mas a utilização do celular pelos motoristas no trânsito é motivo de proibição exatamente pelos riscos que causa, pois distrai a atenção, causa abalroamentos, capotagens, atropelamentos”, alerta. 

De acordo com dados da Coordenação de Informações de Trânsito da EPTC, de 1º de janeiro a 31 de julho, ocorreram 6.573 acidentes no trânsito da Capital, com 469 atropelamentos; sendo 5.788 casos entre abalroamentos, capotagens e colisões. Estes acidentes resultaram em 2.803 pessoas feridas e 45 vítimas fatais.

Andrea Brasil