EPTC orienta sobre nova sinalização na av. Wenceslau Escobar
A prefeitura, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que está em fase final de implantação a nova sinalização na av. Wenceslau Escobar, em dois pontos: proximidades da rua Prof. Xavier Simões, entrada para o bairro Sétimo Céu; e no final da avenida, na curva da Sociedade de Engenharia. Neste trecho funcionará uma pista reversível, controlada por semáforo, medida que possibilitará, junto com as demais obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) naquela região, a qualificação da mobilidade, com redução do tempo de deslocamento entre a zona Sul e a área central. A nova marcação de acesso à faixa exclusiva é indicativa apenas para os veículos utilizarem, não sendo permitida como zona de espera para os pedestres em suas travessias.
O engenheiro João Paulo Cardoso Joaquim, gerente de Planejamento de Trânsito e Circulação da EPTC, orienta sobre a nova sinalização existente: “A marcação de acesso à faixa exclusiva (MAE), uma sinalização nova na Capital, indica ao condutor que a faixa a qual ele vai acessar tem alguma restrição ou exclusividade. No caso da MAE pintada na av. Wenceslau Escobar, a restrição está relacionada justamente com a faixa reversível. Ou seja, em determinados horários não será permitido o ingresso na faixa central, pois o fluxo no sentido contrário está liberado. Essa sinalização, que ainda não havíamos utilizado em Porto Alegre, mas prevista no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, objetiva alertar os motoristas sobre a existência de uma situação a ser observada”.
Ele salienta que o tráfego de veículos é permitido sobre esse tipo de sinalização, diferentemente dos conhecidos “zebrados”. “Portanto, os pedestres não devem usar essa região como zona de espera para as sua travessias. Além disso, os usuários devem estar atentos à liberação ou proibição da faixa central a partir da indicação dos semáforos que serão instalados naquele trecho”, alerta o engenheiro da EPTC.
Obra - Esse é o primeiro projeto desenvolvido a partir de doações da ferramenta ConstruaPOA, disponível no aplicativo #EuFaçoPOA. O custo estimado para o projeto, que inclui ainda melhorias nas avenidas Cel. Marcos e Tramandaí, foi de R$ 220 mil, com detalhamento divulgado no aplicativo. “A nossa proposta para essa obra, iniciada no dia 31 de julho, foi ter intervenções de baixo custo, mas que são capazes de amenizar o trânsito carregado da zona Sul. Com criatividade e participação da sociedade civil, vamos conseguir melhorar a mobilidade urbana na região”, observa o secretário da Smim, Luciano Marcantônio.
Outras alterações previstas incluem remoção de canteiros centrais, postes e semáforos, além de ajustes em acessos e conversões. As obras não podem ser realizadas com chuva ou pista molhada. Para otimizar o andamento do projeto, a parte de infraestrutura e sinalização são realizadas simultaneamente. “Ao mesmo tempo da sinalização viária, a parte da infraestrutura é realizada pela Smim. Placas e os semáforos serão instalados antes do início da operação da faixa reversível, que será totalmente automatizada e a primeira da cidade com essa funcionalidade”, explica o técnico de trânsito e transporte da EPTC, Marcelo Hansen. A alteração de trânsito na região será informada previamente, assim como o funcionamento da inversão de fluxo.
Para baixar o #EuFaçoPOA
Denise Righi