EPTC realiza nova ação de proteção ao pedestre idoso

31/01/2019 09:21

Agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) repetem nesta quinta-feira, 31, uma ação preventiva de segurança aos pedestres nas travessias das ruas. A atividade acontece das 9h às 10h na área em frente ao Hospital Pronto Socorro (HPS), cruzamento da Osvaldo Aranha com Protásio Alves, local de trânsito intenso e constante circulação de pedestres. O foco maior das abordagens será direcionado ao idoso, segmento bastante exposto a atropelamentos, inclusive com diversos casos de vítimas fatais no trânsito.

Os dados são os seguintes, de acordo com levantamento da Coordenação de Informações de Trânsito (CIT) da EPTC: das 74 vítimas fatais no trânsito em 2018, vinte e oito foram pedestres mortos por atropelamentos. Entre eles, 17 (60%) idosos. A atividade desta quinta-feira, relacionado ao Projeto Pedestre Idoso, da CEM, integra o Programa Vida no Trânsito, desenvolvido pela EPTC e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Detran-RS, com foco na redução das mortes e lesões graves na circulação.

O agente Juranês Castro, da CEM, reforça a necessidade de uma atenção redobrada pelo público idoso no dia a dia da circulação: “Os idosos estão cada vez mais ativos na circulação das cidades. Mas, pelas limitações naturais de deslocamento devido à idade, que todos iremos enfrentar no decorrer dos anos, é importante, por exemplo, nunca arriscar nas travessias. É fundamental atravessar sempre nas faixas, observar o sinal, entre outras atitudes preventivas”.

 

Claudio Furtado

Fabiana Kloeckner