EPTChê é referência em educação no Acampamento Farroupilha

03/09/2018 14:50

Aberto oficialmente ao público a partir da manhã desta segunda-feira, 3, o EPTCHÊ, tradicional Piquete da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no Acampamento Farroupilha, será referência em ações de educação para o trânsito. Está prevista uma extensa programação desenvolvida pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC, a partir das 14h desta segunda-feira, até 20 de setembro, envolvendo cerca de 1.500 crianças e jovens das redes pública e privada de ensino da Capital, além de grupos de idosos e do público em geral, com a realização de palestras, esquetes teatrais e distribuição de material informativo com dicas para um trânsito seguro. O EPTCHÊ, que conta também com apoio da Cruz Vermelha, TOP Cursos Brasil e Contempla Negócios, fica localizado na rua Cancha Reta, lote 2.

Na cerimônia de abertura do piquete, o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, lembrou que o EPTCHÊ faz parte de um grupo de projetos pela redução da acidentalidade no trânsito: “Além do EPTCHÊ, estamos desenvolvendo diversos projetos, como o Escola Amiga e o Empresa Amiga, entre outras iniciativas, visando a avançarmos, cada vez mais, para uma cultura consciente nas relações do trânsito, com a formação de milhares de multiplicadores por um trânsito com menos riscos na cidade", destacou.

"Com apoio dos mais diversos segmentos da sociedade, estamos evoluindo na redução de acidentes, mortes e feridos no nosso trânsito. No ano passado já houve uma significativa diminuição na violência. E, pelos números, os dados comprovam o êxito deste trabalho, em educação, fiscalização e engenharia de trânsito” - Marcelo Soletti (diretor-presidente da EPTC)

O diretor-presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Luis Noé, afirmou que a EPTC é referência nacional na redução da acidentalidade no trânsito: “Tenho percorrido o nosso interior e diversos estados brasileiros. E posso afirmar, com toda a certeza, que o trabalho da EPTC é referência positiva para todo o país. O EPTCHÊ representa mais um projeto importante neste sentido, recebendo milhares de jovens em ações educativas”. Fabiana Kruse, da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC, explicou os objetivos da iniciativa: “Vamos realizar ações educativas direcionadas ao público infantil, os jovens e também idosos, que incluem gincanas, esquetes teatrais e palestras sobre mobilidade. O objetivo é conscientizar e orientar o público presente no Acampamento Farroupilha sobre as boas práticas na circulação, para a redução da acidentalidade”.

Estiveram presentes, também, na cerimônia de abertura, os representantes da Contempla Negócios, Rocco Spina;  Cel. Afonso Auler, acompanhado de equipe, da Cruz Vermelha; Éverton Carriconde e Carlos Godói, da TOP Cursos Brasil, parceiros no evento, além de Joel da Silva Rodrigues, coordenador da Região Centro do Projovem. O cantor e repentista Vitor Hugo fez uma trova em homenagem ao trabalho desenvolvido pela EPTC no trânsito da cidade. 

Durante o evento, o EPTCHÊ contará também com a participação de agentes da Equipe de Veículos de Tração Animal (VTA) da EPTC. Eles levarão cavalos recolhidos por maus-tratos nas ruas, ou mesmo por abandono,  recuperados  no abrigo de animais localizado na zona Sul da Capital. Mais informações sobre a programação completa pelo fone 3289-4484 (CEM). A programação será a seguinte: 
 

3/9 – Segunda-feira 

14h30 - EEEF Souza Lobo; 

4/9 – Terça-feira  

9h - ACM Ensino Médio; 

9h - Escola Municipal de Ensino Infantil Tio Barnabé; 

14h - Escola Municipal de Ensino Infantil Humaitá; 

5/9 – Quarta-feira 

9h - Escola Estadual de Ensino Fundamental Décio Martins Costa; 

9h - Centro de Promoção da Infância e Juventude (Restinga); 

14 h- Escola São Francisco; 14h30- Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Líbano; 

6/9 Quinta-feira 

9h e 14h- Grupo de Idosos Calábria. 

Gilmar Martins