Iniciada terceira etapa das obras do corredor da João Pessoa
A prefeitura iniciou nesta quarta-feira, 2, mais uma etapa da pavimentação do corredor da av. João Pessoa. O trecho iniciado é o da Estação da Praça Piratini, terceiro dos quatro previstos no cronograma de execução da obra que ocorrerá nos 2,2 quilômetros do corredor e já tem 46% dos serviços concluídos. Ao todo, serão investidos R$ 4.168.439,03.
“A obra do corredor é extremamente importante para o bom andamento do trânsito da Capital e soma-se aos muitos investimentos que temos feito nesse sentido. Enfrentamos uma série de dificuldades para solucionar os impasses e viabilizar a licitação para conclusão desta obra, que agora em plena execução deve estar concluída até maio de 2021”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Junior. Os serviços de execução dos 50% remanescentes da pavimentação do corredor da João Pessoa foram iniciados em maio de 2020.
O novo trecho iniciado têm 250 metros que vão da rua Sebastião Leão até a Praça Piratini. “Neste trecho, assim como nos demais, será executada a fresagem do pavimento de asfalto, terraplenagem, execução das placas de concreto, drenagem, sinalização e colocação de gradis. A expectativa é que dentro de 90 dias, mais esta etapa esteja concluída”, afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
Além do trecho da Praça Piratini, estão em execução os serviços finais de pintura e sinalização do primeiro trecho, junto à Estação Vavá, e a execução dos passeios, instalação de barreiras de concretos (NJs) e de meios-fios, no trecho da Estação Jornal do Comércio, 90% já executado. Seguindo o cronograma, estima-se que até a segunda quinzena de janeiro de 2021 se inicie os serviços do quarto e último trecho, junto ao Palácio da Polícia.
Histórico - A obra começou em setembro de 2012, com previsão inicial de término para setembro de 2013. Foi paralisada em junho de 2014, com apenas 50% dos serviços. Em 2015, o consórcio de empresas responsável até chegou a corrigir parte do pavimento que apresentou defeito. No entanto, em maio de 2016, a prefeitura cancelou o contrato devido a dificuldades financeiras da contratada, que passava por recuperação judicial e não cumpriu com a atualização de documentos exigida.
Uma nova licitação foi lançada em setembro de 2019. Em janeiro deste ano, foi conhecido o resultado. Após atendimento das recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o contrato foi assinado e, com a entrega da documentação, a ordem de início foi firmada dada pela prefeitura.
Trânsito - Em razão dos trabalhos realizados no local, os ônibus da av. João Pessoa (sentido bairro-Centro) serão desviados do corredor exclusivo central para a av. João Pessoa, faixa da direita. Um ponto de embarque e desembarque na Praça Piratini vai atender os usuários. Com evolução da obra, haverá também o bloqueio da estação da av. Azenha junto ao Shopping João Pessoa, onde os ônibus serão desviados do Corredor Exclusivo Central da av. Azenha (sentido Centro-bairro) e usarão a faixa exclusiva à direita, com atendimento aos usuários no paradão do Centro Comercial. Estes ônibus retornarão ao Corredor Exclusivo já na próxima estação após a av. Ipiranga. Agentes de trânsito monitoram a operação para maior segurança e prevenção de acidentes.
Andrea Brasil