Iniciada terceira etapa das obras do corredor da Jo√£o Pessoa

02/12/2020 14:27
Alex Rocha/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Os √īnibus da av. Jo√£o Pessoa (sentido bairro-Centro) ser√£o desviados do corredor exclusivo central para a faixa da direita

A prefeitura iniciou nesta quarta-feira, 2, mais uma etapa da pavimenta√ß√£o do corredor da av. Jo√£o Pessoa. O trecho iniciado √© o da Esta√ß√£o da Pra√ßa Piratini, terceiro dos quatro previstos no cronograma de execu√ß√£o da obra que ocorrer√° nos 2,2 quil√īmetros¬†do corredor¬†e j√° tem 46% dos servi√ßos conclu√≠dos. Ao todo, ser√£o investidos¬†R$ 4.168.439,03.

Alex Rocha/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Obra ocorrer√° nos 2,2 quil√īmetros¬†do corredor e j√° tem 46% dos servi√ßos conclu√≠dos

‚ÄúA obra do corredor √© extremamente importante para o bom andamento do tr√Ęnsito da Capital e soma-se aos muitos investimentos que temos feito nesse sentido. Enfrentamos uma s√©rie de dificuldades para solucionar os impasses e viabilizar a licita√ß√£o para conclus√£o desta obra, que agora em plena execu√ß√£o¬†deve estar conclu√≠da at√© maio de 2021‚ÄĚ, destaca o prefeito Nelson Marchezan Junior. Os servi√ßos de execu√ß√£o dos 50% remanescentes da pavimenta√ß√£o do corredor da Jo√£o Pessoa foram iniciados em maio de 2020.

O novo trecho iniciado t√™m 250 metros que v√£o da rua Sebasti√£o Le√£o at√© a Pra√ßa Piratini. ‚ÄúNeste trecho, assim como nos demais, ser√° executada a fresagem do pavimento de asfalto, terraplenagem, execu√ß√£o das placas de concreto, drenagem, sinaliza√ß√£o e coloca√ß√£o de gradis. A expectativa √© que dentro de 90 dias, mais esta etapa esteja conclu√≠da‚ÄĚ, afirma o secret√°rio de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.¬†

Al√©m do trecho da Pra√ßa Piratini, est√£o em execu√ß√£o os servi√ßos finais de pintura e sinaliza√ß√£o do primeiro trecho, junto √† Esta√ß√£o Vav√°, e a execu√ß√£o dos passeios, instala√ß√£o de barreiras de concretos (NJs) e de meios-fios, no trecho da Esta√ß√£o Jornal do Com√©rcio, 90% j√° executado. Seguindo o cronograma, estima-se que at√© a segunda quinzena de janeiro de 2021¬†se inicie os servi√ßos do quarto e √ļltimo trecho, junto ao Pal√°cio da Pol√≠cia.¬†

Histórico -  A obra começou em setembro de 2012, com previsão inicial de término para setembro de 2013. Foi paralisada em junho de 2014, com apenas 50% dos serviços. Em 2015, o consórcio de empresas responsável até chegou a corrigir parte do pavimento que apresentou defeito. No entanto, em maio de 2016, a prefeitura cancelou o contrato devido a dificuldades financeiras da contratada, que passava por recuperação judicial e não cumpriu com a atualização de documentos exigida.

Uma nova licita√ß√£o foi lan√ßada em setembro de 2019. Em janeiro deste ano, foi conhecido o resultado. Ap√≥s atendimento das recomenda√ß√Ķes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o contrato foi assinado e, com a entrega da documenta√ß√£o, a ordem de in√≠cio foi firmada dada pela prefeitura.

Tr√Ęnsito -¬†Em raz√£o dos trabalhos realizados no local, os √īnibus da av. Jo√£o Pessoa (sentido bairro-Centro) ser√£o desviados do corredor exclusivo central para a av. Jo√£o Pessoa, faixa da direita. Um ponto de embarque e desembarque na Pra√ßa Piratini vai atender os usu√°rios. Com evolu√ß√£o da obra, haver√° tamb√©m o bloqueio da esta√ß√£o da av. Azenha junto ao Shopping Jo√£o Pessoa, onde os √īnibus ser√£o desviados do Corredor Exclusivo Central da av. Azenha (sentido Centro-bairro) e usar√£o a faixa exclusiva √† direita, com atendimento aos usu√°rios no parad√£o do Centro Comercial. Estes √īnibus retornar√£o ao Corredor Exclusivo j√° na pr√≥xima esta√ß√£o ap√≥s a av. Ipiranga. Agentes de tr√Ęnsito monitoram a opera√ß√£o para maior seguran√ßa e preven√ß√£o de acidentes.

Orlando Moraes