Nova iluminação qualifica estrutura do Terminal Triângulo

07/04/2020 12:52
Anselmo Cunha / PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Obra elétrica e luminotécnica proporciona maior sensação de segurança para quem utiliza o local

Um novo sistema de iluminação mais eficiente e econômico, com todas as luminárias em led, completou as melhorias executadas no Terminal Triângulo. Viabilizada por parceria entre a prefeitura e o Grupo Zaffari, através da Melnick Even, a obra elétrica e luminotécnica está concluída e já proporciona maior sensação de segurança para quem utiliza o local.

"As melhorias que conseguimos viabilizar aqui foram com a soma de esforços entre a iniciativa privada e poder público. Ganha a população da zona Norte de Porto Alegre, que pode circular, finalmente, em uma estrutura iluminada adequadamente e com a cobertura totalmente recuperada", destaca o prefeito Nelson Marchezan Jr.

Os trabalhos foram iniciados em dezembro, após a recuperação da estrutura da cobertura. Durante a revitalização do telhado, foi identificada a necessidade de uma iluminação mais adequada para o terminal. “Um sistema mais moderno, com menor consumo energético foi viabilizado através de mais uma parceria com o Zaffari. As instalações existentes, já precárias e com problemas, foram completamente substituídas”, explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. 

Para o diretor Técnico da EPTC, eng. Marcelo Hansen, esta é uma conquista do sistema de transporte coletivo da Capital. “Com a conclusão da reforma do terminal e a nova iluminação, os clientes do transporte público de Porto Alegre e os rodoviários ganham um espaço mais qualificado e seguro para sua utilização diária”, destaca.

De acordo com a executora, a obra foi finalizada em 16 de março. A prefeitura foi informada da conclusão e que uma limpeza na subestação de energia do terminal ainda será efetuada. “Para essa etapa, é preciso acompanhamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica. A CEEE informou que, devido à pandemia do novo coronavírus, o serviço ainda não ocorreu, mas já conta na programação e não interfere na iluminação já concluída e em pleno funcionamento”, salienta Gazen.

Serviços - Foi executada a substituição das luminárias do terminal principal, nas galerias de acesso (incluindo o túnel) e nas paradas laterais, além de algumas adequações no Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT). Também ocorreu a substituição de toda a fiação elétrica, das eletrocalhas e das luminárias, e ainda a instalação de lâmpadas de LED, mais eficientes. 

“As obras previstas para a recuperação das estruturas e cobertura do Terminal Triângulo, bem como do sistema de iluminação projetado para o espaço, estão concluídas, qualificando o uso deste importante equipamento público. Foi um desafio técnico interessante, frente à necessidade de não interromper o funcionamento do terminal, sempre com a presença de muitos usuários”, salienta o diretor da Cia Zaffari, Claúdio Zaffari.

A prefeitura e o Zaffari, em conjunto com a Melnick Even, viabilizaram a obra com a utilização do saldo existente no Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) somado à substituição de uma das obrigações constantes em outro Termo de Compromisso do Grupo Zaffari com o Município, pela complementação do custo da execução da iluminação. O investimento é de cerca de R$ 303 mil. 

Cobertura revitalizada - A obra de revitalização estrutural completa do telhado do Terminal Triângulo foi viabilizada também a partir de parceria da prefeitura com a Companhia Zaffari, através da Melnick Even, com investimento de R$ 1,6 milhão. A entrega à população ocorreu em 16 de dezembro de 2019. O local estava sem cobertura desde 2014 devido a um temporal. A obra envolveu limpeza, recuperação e pintura das estruturas metálicas, substituição de telhas metálicas ou remoção delas para limpeza, recuperação, pintura e posterior recolocação no lugar, além da substituição das telhas em policarbonato. Também foram instalados reforços nas estruturas metálicas quando necessário. 

Importância - Localizado na avenida Assis Brasil, próximo à bifurcação com a avenida Baltazar de Oliveira Garcia, a área total do Triângulo é de aproximadamente 15 mil metros quadrados, com cobertura de 7 mil metros quadrados. É o mais importante terminal de ônibus urbano de Porto Alegre, dada as suas dimensões, volume de passageiros e relevância para a rede de transporte coletivo da Região Metropolitana. Além da Capital, atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada. O fluxo diário é de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Cerca de 45 mil passageiros por dia utilizam a estrutura e 110 mil circulam no interior dos ônibus.

  

 

Isabel Lermen

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes