Obra da Severo Dullius recomeça com previsão de entrega em agosto de 2021

31/08/2020 12:46

A retomada das obras de duplicação e ampliação da avenida Severo Dullius, na Zona Norte, se iniciou nesta segunda-feira, 31, com a limpeza do lixo espalhado ao longo dos 900 metros já pavimentados da via. A ordem de reinício dos trabalhos foi autorizada na quinta-feira, 26, pela prefeitura com novo prazo de conclusão em agosto de 2021. A Severo Dullius, que liga a região do Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre Airport) à avenida Sertório, facilita o acesso à BR-116 e à Assis Brasil, outra avenida conhecida da Capital. Atualmente, está com 57,5% dos serviços já executados.

Além da retirada do lixo, a partir de agora será realizada a limpeza, varrição e lavação do pavimento, a fim de diagnosticar possíveis danos oriundos de queima do lixo, depredação ou roubo. Também ocorrem serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação no entroncamento entre a Severo Dullius e a rua Sérgio Dietrich, bem como no trecho próximo à rua Dona Alzira, com a execução da segunda camada de base de brita e pavimentação.

Durante a execução dos serviços de infraestrutura, o projeto de desvio do canal Passo da Mangueira, localizado no encontro entre as ruas Dona Alzira e Severo Dullius, estará em elaboração. Da mesma forma, ainda neste ano, serão iniciados os trabalhos de recuperação do canal do Arroio Areia, com a execução das duas passagens sobre o canal.

Histórico - A obra, iniciada em 2015, passou por diversos entraves, como suspensões, paralisação por parte da empresa em 2016 e falta de recursos financeiros. Todos foram sendo destravados através de um grupo de trabalho para dar celeridade as obras. Em julho deste ano, a prefeitura obteve decisão revertendo o fim do contrato de financiamento. O pedido de reconsideração foi avaliado pela Caixa Econômica Federal e pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional. A suspensão do cancelamento condicionava o prosseguimento da obra com demonstração efetiva da execução física, que o município realiza agora, um mês antes do prazo estabelecido que era até 30 de setembro.

O que foi feito - O prolongamento da Severo Dullius é composto de lote único e teve início em 2013. Inicialmente, foi feita a terraplanagem do trecho entre o Canal da Vila Dique até o encontro com a rua Sérgio Dieterich. Ao mesmo tempo, foram iniciadas as obras do canal CTZ 999, que estavam em andamento até junho de 2016, quando houve o rompimento de um talude, e os trabalhos nesse trecho ficaram suspensos. Os demais serviços, inclusive o prolongamento até a Dona Alzira, tiveram continuidade. Com o decorrer da obra e as pendências de pagamento, a empresa solicitou em março de 2017 a paralisação dos serviços.

 

 

Orlando Moraes e Gonçalo Valduga

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes