Obras no corredor da Protásio Alves começam nesta sexta-feira

26/07/2019 08:31
Joel Vargas / Arquivo PMPA
OBRAS
Seis estações receberão barreiras de concreto de alta resistência para maior segurança no trânsito

A construtora Gripeng Ltda. inicia, nesta sexta-feira, 26, as obras para instalação de barreiras de concreto no corredor de ônibus da avenida Protásio Alves. Seis estações com uma média de 250 metros cada, totalizando 1.635 metros de extensão, receberão 814 barreiras do tipo new jersey no trecho entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês. A primeira estação será a que fica próxima ao hospital. Em caso de chuva, as obras começam no dia posterior em que houver condições climáticas favoráveis.

A previsão  é de aproximadamente três meses para a instalação nas seis estações. As barreiras são feitas de concreto de alta resistência a colisões e têm como principal função a separação dos corredores de ônibus do fluxo de tráfego, garantindo maior segurança no trânsito e nas estações. “Esta primeira etapa está programada para aproveitar a diminuição do fluxo de veículos e ônibus de final de semana, para minimizar o impacto no trânsito, que é bastante intenso naquela região. A programação também foi estabelecida para não pegar os horários de pico durante a semana”, explica o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

Durante a execução, os terminais em obras não funcionarão. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os desvios de trânsito vão ocorrer das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos. Haverá sinalização com indicações sobre os desvios e ajustes, que poderão ser feitos conforme o avanço das obras. "Para maior segurança e prevenção de acidentes, os ônibus serão desviados do corredor nas estações onde estiverem ocorrendo as intervenções, para em seguida retornarem ao fluxo original. Os agentes de trânsito vão monitorar  o andamento", informa o diretor de Operações da EPTC, Paulo Ramires.

A remobilização da obra e o início dos trabalhos pela Construtura Gripeng Ltda. ocorre após a publicação de termo aditivo de prazo no Diário Oficial de Porto Alegre, no dia 12 de julho. No total, 98% dos serviços já foram executados. O início estava previsto para a última quinta-feira, 18, mas foi adiado pela empresa, que alegou dificuldades operacionais.

  

 

Isabel Lermen e Gustavo Roth

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes