Orla Moacyr Scliar é 100% acessível

01/07/2019 14:11
Divulgação / PMPA
COMUNICAÇÃO
Foram instalados dois mil metros de piso tátil, que cobrem o 1,3 km de extensão
A nova Orla Moacyr Scliar é 100% acessível. O projeto original do arquiteto Jaime Lerner para revitalização do trecho 1, entre o Gasômetro e a Rótula das Cuias, foi adaptado pelos técnicos da área de acessibilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) para adequar-se às necessidades específicas da Capital. O complexo foi inaugurado há um ano, em junho de 2018, e é um consenso entre os porto-alegrenses.
 
As adaptações no projeto garantiram que a revitalização esteja de acordo com o Plano Diretor de Acessibilidade (LC 678/11), com o Decreto Municipal 17.302/11, além de cumprir as normativas técnicas exigidas pela NBR 9050, que regulamenta a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos no Brasil. Para garantir acessibilidade universal, foram tomadas medidas como a instalação de dois mil metros de piso tátil, que cobrem o 1,3 quilômetro de extensão da orla. O piso produzido em polímero na cor amarela, como especifica a normativa, tem grande durabilidade e baixa manutenção e garante uma interferência visual mínima ao projeto. Foram feitos aproximadamente 130 mil furos para a instalação dos pisos direcionais e alertas, num trabalho milimetricamente planejado, que levou cerca de três meses para ser concluído.
 
Pensando nos 23,87% de porto-alegrenses que, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Alex Rocha/PMPA
COMUNICAÇÃO
Complexo foi inaugurado há um ano, em junho de 2018
(IBGE), possuem algum tipo de deficiência, foram postos, além do piso tátil, corrimãos próximos às arquibancadas e construídas inúmeras rampas para assegurar a acessibilidade e conforto no acesso aos mais diversos espaços do complexo. Em seu entorno, foram reservadas ainda vagas de estacionamento para pessoas com deficiência física e visual e instaladas sinaleiras e faixas acessíveis.

Leia mais: 
Orla Moacyr Scliar completa um ano como área de convívio e lazer


  

 

Isabel Lermen

Andrea Brasil