Prefeitura divulga balanço da Operação Tapa-Buracos
A Operação Tapa-Buracos da prefeitura executou serviços em pontos de 89 vias da Capital de 27 de agosto a 8 de setembro. Desde 20 de abril, quando os trabalhos foram intensificados, a operação já realizou 838 serviços em vias de Porto Alegre. Deste total, 420 ruas diferentes foram atendidas. Em alguns locais, as equipes passaram mais de uma vez para fazer manutenção em diferentes pontos. O foco dos serviços está nos locais de maior circulação de trânsito e no atendimento de demandas represadas do 156.Â
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) destaca que a prioridade é amenizar significativamente a condição asfáltica das ruas. Neste momento, a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da secretaria atua em buracos que comprometem a segurança no trânsito.
As equipes iniciaram, no final de maio, serviços de fresagem e aplicação de nova camada asfáltica em ondulações de pontos crÃticos. Demandas desse tipo, que exigem maquinário especial, estão sendo programadas semanalmente, pois a prioridade continua sendo os buracos considerados mais prejudiciais à fluidez viária. Atualmente, atuam três equipes próprias da prefeitura e três terceirizadas na operação. A população pode direcionar pedidos e contribuições para o telefone 156.
Â
Gilmar Martins