Trincheira da Ceará terá Casa de Bombas automática

17/01/2020 14:55
Luciano Lanes/PMPA
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Aditivo foi necessário para a readequação do projeto original

A prefeitura publicou nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) extrato do termo aditivo para os serviços de conclusão das obras da Trincheira da Ceará. O aditivo é necessário para a readequação do projeto original. A revisão não causa grandes alterações no valor total do investimento da obra.

Entre os serviços a serem executados estão a finalização da Casa de Bombas, que receberá painéis eletrônicos para acionamento automático, impedindo a ocorrência de alagamentos no interior da trincheira. Além disso, as paredes receberão a injeção de materiais impermeabilizantes e a instalação de telas que protegerão contra vandalismo e deposição de materiais que possam obstruir a canalização de drenagem. Após a execução dos serviços previstos no aditivo, será instalada a sinalização vertical e horizontal.

“O projeto inicial previa uma casa de bombas manual, o que foi revisado para atender as exigências do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) quanto à automação da mesma. Assim,  se aumenta a confiabilidade do sistema, reduzindo custos de manutenção e operação” explica o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. “A Casa de Bombas é de extrema importância para o pleno funcionamento da trincheira, pois ela coleta toda a água de infiltração interna trazida pelos carros em dias de chuva, além da água da região no entorno da Ceará”, conclui.  

A trincheira, situada na entrada da Capital, tem 300 metros de extensão, largura aproximada de 9,50 metros e contém três faixas viárias. Somado o valor do aditivo, a obra custará o valor total de R$ 39.273.906,02.

 

 

 

Orlando Adriano Moraes

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes