Prefeitura dá transparência à composição da tarifa de ônibus
Reafirmando o compromisso com a transparência na gestão, o prefeito Nelson Marchezan Júnior determinou a divulgação completa da composição da tarifa do transporte por ônibus e do perfil dos usuários, incluindo as isenções que representam, hoje, cerca de 36% no valor total da passagem.
Neste site, o cidadão poderá conhecer os detalhes do cálculo e interagir para compor a tarifa, considerando a inclusão de melhorias na frota e a manutenção ou retirada de isenções.
A composição da tarifa respeita os critérios estabelecidos nos contratos firmados a partir da licitação do transporte coletivo por ônibus, realizada em 2015. A concorrência foi dividida em seis lotes, conforme as regiões da cidade: lotes 1 e 2 (bacia Norte/Nordeste), lotes 3 e 4 (bacia Sul), lotes 5 e 6 (bacia Leste/Sudeste). O sistema é operado atualmente por quatro consórcios, integrando 11 empresas, e pela Carris.
Como é composto o valor da passagem?
De acordo com a licitação do transporte público de Porto Alegre de maio de 2015, a tarifa de ônibus é composta por estes itens:
Além dos itens acima, conforme a EPTC, o valor da tarifa depende diretamente do número de passageiros pagantes transportados e da quilometragem rodada pelos veículos.
Essa conta resulta no Índice de Passageiros Pagantes Transportados por Quilômetro (IPK). De 2016 para 2017, a média mensal de pagantes transportados e de quilômetros rodados diminuiu, só que em proporção menor que o primeiro elemento. Esse é um dos fatores que acabam gerando impacto na tarifa. De uma forma mais simples: quanto menos usuários pagando e mais quilômetros percorridos, mais caro o valor da passagem.
Objetivamente, a tarifa é o resultado do custo para produzir o serviço dividido pelo número de passageiros pagantes:
¹ Cálculo baseado nos dados dos último doze meses, considerando as correções de preço dos insumos, o reajuste dos rodoviários e a atualização dos coeficientes de custo. Valor por passageiro pagante.
² O custo de produção dos serviços corresponde ao produto do custo quilométrico pela quilometragem rodada pela frota (base mensal), cujo custo quilométrico é calculado com base nos itens de composição da passagem expostos no gráfico acima.
Em 2017 foram transportados 265.961.740 passageiros, distribuídos conforme a tabela abaixo:
Tipo de passageiro transportado | Qtd de usos ano |
---|---|
Pagante em dinheiro | 55.802.973 |
Vale-Transporte | 83.185.039 |
Passe antecipado | 16.162.794 |
Estudantes | 21.084.839 |
Estudantes carentes | 1.596.902 |
Integração com Trensurb | 4.728.777 |
2ª passagem 50% (*) | 455.249 |
2ª passagem gratuita | 34.458.361 |
Passe Livre | 903.026 |
Idosos 60-64 anos | 10.045.620 |
Idosos 65 anos + | 22.331.101 |
Especiais e acompanhantes | 11.732.809 |
Rodoviários | 3.166.934 |
Outros (brigada militar, guarda municipal, fiscal EPTC, carteiros, oficial de justiça e do Min. Trabalho) | 307.316 |
Total | 265.961.740 |
(*) Decreto Municipal 19.803/17 válido por 6 dias
Nova tarifa 2018
Baseada nos critérios definidos na licitação do transporte coletivo, realizada em 2015, a EPTC calculou três possibilidades de tarifa técnica para o ano de 2018. Para explicar melhor a composição da tarifa, será utilizado o valor calculado pela EPTC: R$ 4,50, comparado com outros três cenários: o primeiro considerando a volta da cobrança de 50% na segunda viagem, o segundo considerando as medidas propostas pela prefeitura em 2017 para conter o valor da tarifa e o terceiro se considerarmos os dois cenários anteriores em conjunto.
Cenário Base: Tarifa prevista para 2018 – R$ 4,50
Cenário 1: Tarifa prevista com a volta da cobrança de 50% na segunda viagem – R$ 4,30
Cenário 2: Tarifa prevista considerando as medidas propostas pela prefeitura em 2017 para conter o valor da tarifa – R$ 4,30
Cenário 3: Tarifa prevista se voltar a cobrança de 50% na segunda viagem e se forem aprovadas as medidas da prefeitura – R$ 4,00
Medidas para conter o valor da tarifa tomadas em 2017
No início de 2017, a Prefeitura se viu obrigada a dar um aumento de 8% no valor da passagem em virtude de ações do passado. Diante deste cenário uma série de medidas foram adotadas para racionalizar o transporte público municipal.
Regras de Integração
Estabelece novas regras, mantendo a isenção para estudantes e reduz para 50% o valor para quem usa o passe antecipado e vale-transporte. A proposta limita o uso a três integrações diárias, em até 30 minutos após desembarque, para conter o valor da tarifa.
Cobradores
Atualmente, para cada motorista de ônibus tem de ser contratado um cobrador e ele entra no cálculo da tarifa. A prefeitura propõe que isso não seja uma obrigação e sim, dependa da necessidade. Hoje, mesmo nos dias de Passe Livre, quando o passageiro não paga a passagem, temos a presença dos cobradores. O projeto não prevê ou incentiva demissões: aposentadorias, aposentadoria, falecimento e demissões por justa causa já representam 7% dos desligamentos de cobradores do sistema por ano. O Projeto de Lei somente desobriga a reposição do cobrador nesses casos específicos.
Idosos
A isenção do pagamento da passagem para idosos é uma garantia constitucional (parágrafo 2º, artigo 230 da Constituição Federal) e vale em todo território nacional. Mas esse benefício vale a partir dos 65 anos. Porto Alegre, ao contrário de capitais como Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Natal, Florianópolis e Distrito Federal, onde se prevê uma isenção desde os 60 anos - através da Lei Municipal de 1985. A Lei 5.624 é inviável ao sistema nos dias de hoje. A mudança poderá representar uma redução de R$ 0,13 em cinco anos, e o impacto atual estimado em aproximadamente R$ 0,03 por ano.
Passagem Escolar
Passagem escolar de 50% será mantida aos que recebem menos (renda familiar até três salários mínimos). Haverá também um limite na quantidade de utilizações por mês (50 passes). Na Região Metropolitana, existe a concessão do benefício, mas condicionada à renda familiar.
Os professores, pelo projeto, não receberão mais o benefício do passe escolar. Mas os professores municipais e os da rede privada, assim como os demais trabalhadores, recebem o vale transporte dos seus empregadores. Ou seja: eles têm assegurado o direito ao transporte público. Hoje são cerca de 7.500 professores cadastrados na EPTC.
Isenção Brigada Militar e Guarda Municipal
Permanece a isenção da tarifa para Guardas Municipais e soldados da Brigada Militar, desde que utilizem o cartão emitido pela EPTC e passem pela roleta. Hoje, somente a farda serve para o policial ter direito à gratuidade.
Vida Útil ônibus
A proposta prevê o aumento da vida útil dos ônibus de 10 para 12 anos e fomenta a tecnologia sustentável ampliando o tempo de uso dos ônibus híbrido, elétrico e articulado de 10 para 13 anos.
Atualmente, os ônibus novos chegam de fábrica com chassis, motores e carrocerias com maior qualidade e segurança, o que proporciona a garantia de mais tempo rodando do que quando a regra dos 10 anos foi criada, em 1990.
A medida está de acordo com a Política Nacional de Mobilidade, que em seu artigo 5º prevê incentivo ao uso de ônibus com energias menos poluentes. Somente será admitida a inclusão de frota no transporte coletivo de ônibus: zero quilômetro; equipados com ar-condicionado e que apresentem chassi e carroceria com idade não superior a dois anos.
Atualmente, Porto Alegre conta com uma frota com idade média de 6,61 anos. Com essas alterações, a previsão é que a idade média dos ônibus comuns seja de 6 anos e a dos ônibus especiais 6,5 anos.
Nova Tarifa 2018 R$ 4,50
Participação de cada tipo de passageiro transportado em 2017
Participação de cada tipo de passageiro em 2017 (passe livre, idosos 60-64, especiais e acompanhantes, 2º passagem gratuita, Integração Trensurb, alunos carentes, estudantes, compra antecipada com TRI, pagante dinheiro e vale-transporte, além de proporção de pagantes e isentos).
O item das isenções com maior impacto é a segunda passagem gratuita, que representa cerca de 13% dos usuários transportados. Até 2011, havia desconto de 50% na segunda passagem para embarque em outro ônibus com intervalo de até 30 minutos. A partir do decreto 17.122/2011, o benefício foi estendido a 100%.
Conforme o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, essa gratuidade beneficia principalmente as empresas que concedem vale-transporte aos seus funcionários, considerando que esse tipo de passageiro representa 70% no total da integração. A cada 100 usuários de ônibus, 13 utilizam a segunda passagem gratuita, dos quais 9 utilizam vale-transporte (pago majoritariamente pelo empregador), 2 utilizam passe antecipado e outros 2 utilizam o passe escolar (meia-passagem).
A tabela e o gráfico abaixo apresenta a distribuição percentual somente das categorias de usuários com gratuidades e benefícios.
Passageiros com benefícios | Peso na tarifa |
---|---|
Estudantes | 3,96% |
Estudantes carentes | 0,30% |
Integração com Trensurb | 0,18% |
2ª passagem 50% (*) | 0,09% |
2ª passagem gratuita | 12,96% |
Passe Livre | 0,34% |
Idosos 60-64 anos | 3,78% |
Idosos 65 anos + | 8,40% |
Especiais e acompanhantes | 4,41% |
Rodoviários | 1,19% |
Outros | 0,12% |
Total de gratuidades | 35,74% |
Para determinar-se o impacto destes 35,74% na tarifa, consideremos que 50% desses usuários abandonem o sistema de transporte caso tenham que pagar pela tarifa. Sendo assim, a Tabela abaixo apresenta o impacto de cada tipo de gratuidade e benefício na tarifa de 2018 considerando essa hipótese e também considerando a hipótese de que todos os usuários que gozam de gratuidades e benefícios permaneçam utilizando o sistema mesmo se tiverem que pagar pela tarifa.
Passageiros com benefícios | Part. s/ transportados | Impacto tarifário - se 50% dos usuários permanecerem pagando |
---|---|---|
Estudantes | 3,97% | -R$ 0,1118 |
Estudantes carentes | 0,30% | -R$ 0,0105 |
Integração com Trensurb | 0,18% | -R$ 0,0080 |
2ª passagem 50% (¹) | 0,09% | -R$ 0,0030 |
2ª passagem gratuita | 12,96% | -R$ 0,2168 |
Passe Livre | 0,34% | -R$ 0,0060 |
Idosos 60-64 anos | 3,78% | -R$ 0,1321 |
Idosos 65 anos + | 8,40% | -R$ 0,2771 |
Especiais e acompanhantes | 4,41% | -R$ 0,1500 |
Rodoviários (²) | 1,19% | -R$ 0,0000 |
Outros | 0,12% | -R$ 0,0041 |
Total de gratuidades | 35,74% | -R$ 0,9192 |
De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Porto Alegre possui um dos mais elevados índices de gratuidade. Enquanto a média nacional é de 22%, a capital gaúcha tem 35,74% do valor total das passagens relativo às isenções. Confira:
Ranking das gratuidades nas capitais brasileiras em 2016.
Nº | Cidade | Percentual de gratuidade (%) |
---|---|---|
1 | Natal | 36,90 |
2 | Porto Alegre | 35,74 |
3 | São Luis | 33,00 |
4 | São Paulo* | 30,00 |
5 | Belém | 26,50 |
6 | Goiânia | 25,50 |
7 | Brasília | 24,50 |
8 | Rio de Janeiro | 21,40 |
9 | Campo Grande | 21,00 |
10 | Teresina | 20,80 |
11 | Florianópolis | 17,50 |
12 | Palmas | 17,10 |
13 | Recife | 17,10 |
14 | Curitiba | 16,70 |
15 | Maceió | 13,90 |
16 | Fortaleza | 13,70 |
17 | Vitória | 11,30 |
18 | Salvador | 11,20 |
19 | Aracaju | 9,50 |
20 | Belo Horizonte | 9,10 |
Média das cidades e regiões pesquisadas | 20,98 |
* São Paulo subsidiou mais de R$ 3,1 bi em 2017, do contrário, a tarifa seria R$6,50. Se porto Alegre pudesse fazer o mesmo, proporcionalmente, poderia ter uma tarifa de R$2,00.
TCE
Para garantir total transparência na definição do preço da passagem, o prefeito Nelson Marchezan solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que acompanhasse as discussões. A EPTC já disponibilizou todos os estudos sobre a composição da tarifa e convidou auditores para acompanhar o cálculo. É a segunda vez que o TCE recebe, por iniciativa da EPTC, os cálculos do processo tarifário.
Etapas
A definição do preço da tarifa de ônibus em Porto Alegre segue etapas determinadas pela legislação vigente. Primeiro, é definido o valor do dissídio dos rodoviários (discussão entre o sindicato das empresas concessionárias e dos rodoviários). Em seguida, após essa decisão, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) encaminha a solicitação de revisão dos custos para o cálculo da tarifa de ônibus à EPTC. Com o pedido protocolado, o Órgão Gestor realiza os levantamentos necessários para determinação do valor da tarifa técnica, cumprindo com o disposto nos contratos de licitação e com a legislação vigente. Depois de concluído o cálculo, o processo de reajuste é encaminhado ao Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). Os conselheiros do Comtu têm sete dias para avaliar o estudo e votar a aprovação ou não do novo valor da passagem. O resultado da votação é, então, encaminhado ao prefeito para sanção e publicação do novo valor através de um decreto no Diário Oficial.
Ranking atual das tarifas de ônibus das capitais brasileiras
Ranking | Capital | Tarifa atual | Tarifa anterior | Var. | Salário motorista |
---|---|---|---|---|---|
1 | Curitiba | R$ 4,25 | R$ 3,70 | 14,86% | R$ 2.334,13 |
2 | Belo Horizonte | R$ 4,05 | R$ 3,70 | 9,46% | R$ 2.180,74 |
3 | Porto Alegre | R$ 4,05 | R$ 3,75 | 8,00% | R$ 2.557,86 |
4 | São Paulo¹ | R$ 4,00 | R$ 3,80 | 5,26% | R$ 2.631,30 |
5 | Goiânia | R$ 4,00 | R$ 3,70 | 8,11% | R$ 1.907,19 |
6 | Florianópolis | R$ 3,98 | R$ 3,71 | 7,28% | R$ 2.210,00 |
7 | Cuiabá | R$ 3,85 | R$ 3,60 | 6,94% | R$ 2.267,20 |
8 | Manaus | R$ 3,80 | R$ 3,55 | 7,04% | R$ 2.528,43 |
9 | Porto Velho | R$ 3,80 | R$ 2,90 | 31,03% | R$ 1.345,79 |
10 | Salvador | R$ 3,70 | R$ 3,60 | 2,78% | R$ 2.014,95 |
11 | Campo Grande | R$ 3,70 | R$ 3,55 | 4,23% | R$ 1.600,00 |
12 | Maceió | R$ 3,65 | R$ 3,50 | 4,29% | R$ 1.500,00 |
13 | Boa Vista | R$ 3,60 | R$ 3,10 | 16,13% | R$ 1.279,21 |
14 | Teresina | R$ 3,60 | R$ 3,30 | 9,09% | R$ 1.498,40 |
15 | Rio de Janeiro | R$ 3,60 | R$ 3,40 | 5,88% | R$ 2.347,65 |
16 | João Pessoa | R$ 3,55 | R$ 3,30 | 7,58% | R$ 2.120,00 |
17 | Brasília | R$ 3,50 | R$ 3,00 | 16,67% | R$ 2.205,84 |
18 | Rio Branco | R$ 3,50 | R$ 3,00 | 16,67% | R$ 1.297,49 |
19 | Palmas | R$ 3,50 | R$ 3,00 | 16,67% | R$ 1.448,00 |
20 | Aracaju | R$ 3,50 | R$ 3,10 | 12,90% | R$ 1.650,00 |
21 | Vitória | R$ 3,40 | R$ 3,20 | 6,25% | R$ 1.746,42 |
22 | Fortaleza | R$ 3,40 | R$ 3,20 | 6,25% | R$ 1.650,00 |
23 | Natal | R$ 3,35 | R$ 2,90 | 15,52% | R$ 1.712,70 |
24 | Belém | R$ 3,30 | R$ 3,10 | 6,45% | R$ 1.587,67 |
25 | Macapá | R$ 3,25 | R$ 2,75 | 18,18% | R$ 1.149,54 |
26 | Recife | R$ 3,20 | R$ 2,80 | 14,29% | R$ 2.239,78 |
27 | São Luis | R$ 3,10 | R$ 2,90 | 6,90% | R$ 1.519,00 |
Fonte: EPTC