Confira as alterações no transporte público da Zona Norte a partir desta segunda-feira
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que a partir desta segunda-feira, 28, haverá alteração na operação das linhas 727 – Agostinho/Sertório e 621 – Nova Gleba/Santa Rosa para atender a demanda de passageiros do bairro Santa Rosa de Lima, Zona Norte da Capital. As mudanças serão na tabela horária oficial de dias úteis da bacia operacional Norte/Nordeste executada pelo consórcio MOB - Mobilidade em Transportes.
Com a alteração, a linha 727 – Agostinho/Sertório passa a atender quatro novos pontos de parada, em ambos os sentidos, no Beco do Paulino, rua Lygia Pratini de Moraes, rua São Luiz Gonzaga e rua dos Maias em atendimento à comunidade do Loteamento do Bosque e arredores. A operação com 48 viagens, sendo 24 por sentido, tem o primeiro horário no Terminal Bairro da rua OvÃdio Chaves à s 6h05 e o último à s 18h43. No Terminal Centro da Praça Parobé, o primeiro horário ocorre à s 7h, com última viagem à s 19h40 em direção ao bairro.
Além desta linha, a 621 – Nova Gleba/Santa Rosa tem ajuste na tabela que resulta em 103 viagens, sendo 51 no sentido bairro-Centro e 52 no Centro-bairro. O primeiro horário no Terminal Bairro da rua OvÃdio Chaves tem partida à s 4h50 e o último à s 22h48. No Terminal Centro da Praça Rui Barbosa (Centro Popular de Compras - CPC), o primeiro horário ocorre à s 5h30 com última saÃda à s 23h33 em direção ao bairro.
As alterações atendem determinação do Centro de Controle Operacional de Transportes (CCOt), que faz a análise diária do monitoramento da frota de ônibus municipal em tempo real, com acesso a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas.
Para ter agilidade nos embarques nos ônibus, os usuários podem emitir, sem custo, o seu Cartão TRI de Passagem Antecipada do sistema de bilhetagem eletrônica, e fazer recargas pelo app TRI POA, disponÃvel para smartphones ou tablets. Os passageiros também podem adquirir no aplicativo uma passagem única em QR Code ou comprar até dez unidades, com pagamento por pix. Após a compra, o QR Code fica disponÃvel dentro do aplicativo para ser apresentado ao validador ao passar na roleta do ônibus.Â
Para consultar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, ou para planejar seus deslocamentos e se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, os usuários podem utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, e TRI, o app do Cartão TRI, ou verificar as tabelas nos serviços de consulta disponÃveis no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA.
Â
Andrea Brasil