Cooperação Brasil-Alemanha avança com visita técnica sobre eletromobilidade em Porto Alegre

21/08/2025 11:09
Gustavo Roth/EPTC/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Projeto busca alternativas para a eletrificação da frota nos meios de transporte público

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) recebe, nesta semana, a segunda rodada de visitas técnicas da agência de cooperação do governo alemão, que acompanha o processo de descarbonização da frota do transporte coletivo de Porto Alegre.

Em quatro dias de atividades, são aprofundadas as articulações técnicas com a assessoria da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que selecionou o programa de eletrificação da frota da Capital, e mais quatro entes federados do Brasil, para receber a assessoria especializada do projeto Acoplamento de Setores e Economia Verde (AcoplaRE). A iniciativa promove estratégias de substituição dos combustíveis fósseis na matriz energética do transporte público por tecnologias baseadas em eletricidade, alinhadas ao conceito de Transição Justa. 

“Esta integração permite um nível maior de detalhamento das especificidades do nosso projeto, em um diálogo transparente e objetivo, para garantir a continuidade da implementação da eletromobilidade no transporte coletivo de Porto Alegre. É uma transição que, no futuro, vai qualificar e dar mais confiança ao serviço para os passageiros”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A agenda inclui visita à fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul. Também estão previstas reuniões entre as equipes técnicas da SMMU e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) com representantes dos ministérios de Minas e Energia (MME), de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Cidades (MCID), além da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da concessionária CEEE Equatorial, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da consultoria do consórcio NIRAS/FUNDEP, contratada pela Cooperação Brasil-Alemanha. 

Dentro da programação, na quarta-feira, 20, ocorreu a sexta edição do Workshop do Grupo de Trabalho da Componente Pesquisa do AcoplaRE, na PUCRS. O encontro promoveu o diálogo com a instituição de ensino gaúcha e mais seis universidades federais do Brasil, além de diversas empresas sobre os desafios e oportunidades para o avanço da regulação da eletromobilidade coletiva urbana no país. 

O projeto Acoplamento de Setores e Economia Verde busca contribuir para que os setores industrial e de transportes no Brasil se tornem mais neutros em carbono, ecologicamente corretos e socialmente justos. A iniciativa é implementada pela agência de cooperação alemã, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) e em conjunto com outros ministérios federais, como o Ministério das Cidades (MCID), com financiamento pelo órgão responsável pela política de desenvolvimento da Alemanha, Bundesentwicklungsministerium (BMZ), o Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento.

Saiba mais: 
Linhas 100% elétricas transportam 1,2 milhão de passageiros em um ano 

Gustavo Roth

Lissandra Mendonça