Lotação Belém Novo volta a circular nesta quarta-feira

26/06/2024 08:42
Pedro Piegas / PMPA
Mobilidade Urbana
Sistema de transporte seletivo em Porto Alegre possui 15 linhas e todos os veículos têm ar-condicionado

A operação da linha Belém Novo de transporte seletivo por lotação será retomada nesta quarta-feira, 26, para atender a demanda de passageiros da região Extremo-Sul da Capital. A volta do serviço ocorre conforme diálogo entre Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Inovasul - ZSUL, responsável pelas linhas Restinga e Belém Novo de lotação.

As linhas 10.7 - Belém Novo e 10.71 - Belém Novo via Chapéu do Sol operam com terminal do bairro na avenida Beira-Rio junto à Praça Inácio Martins da Silva. O terminal Centro fica na avenida Borges de Medeiros, sentido Centro-bairro, junto à Salgado Filho.

A linha 10.7 faz trajeto direto pela avenida Juca Batista em direção ao Centro via Tristeza, enquanto a 10.71 segue pela Estrada Francisca de Oliveira Vieira e Est. Chapéu do Sol, até seguir o itinerário da Juca Batista.

Assim como acontece com o ônibus, os usuários podem acompanhar a localização dos veículos do transporte seletivo por lotação em tempo real pelo aplicativo Moovit (disponível nas versões IOS e Android). As rotas no aplicativo mostram os itinerários completos das lotações, simplificando o acesso e a combinação com outros modais, além de exibir alertas sobre alterações de serviço e outros avisos importantes.

Desde o começo da gestão, o governo tem dialogado com a categoria e auxiliado para que se possa melhorar e manter o sistema de lotações. Uma das medidas adotadas foi a isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) pelo período de dois anos. Até 2022, os prestadores desse serviço pagavam uma alíquota de 2,5%.

Seletivo - O transporte seletivo por lotação é uma alternativa à rede de ônibus urbano, sendo opção aos usuários que buscam mais agilidade, rapidez e conforto. O sistema é custeado pelo pagamento da tarifa pelos usuários e, diferentemente do transporte por ônibus, não transporta usuários isentos. Este transporte é realizado por micro-ônibus com capacidade para transportar de 21 a 25 passageiros sentados nas linhas convencionais e 25 a 38 nas especiais, Restinga e Belém. O sistema, que possui tarifa de R$ 8, opera com bilhetagem eletrônica (Cartão TRI Passe Antecipado), aceita pagamento na modalidade PIX e com cartões de crédito e débito, além de dinheiro. Em junho de 2024, o sistema em Porto Alegre possui 15 linhas e todos os veículos em operação têm ar-condicionado.

 

Gustavo Roth

Andrea Brasil